Toyota cria robô assistente para auxiliar pessoas incapacitadas em casa

Por Redação | 27 de Setembro de 2012 às 09h00

Pensando em ajudar pessoas incapacitadas, seja por algum acidente, pela idade avançada, por restrições de movimentos ou por deficiência física, os engenheiros da japonesa Toyota desenvolveram um projeto de um simpático assistente particular chamado Human Support Robot, um pequeno androide de 30 quilos, conforme informações do Engadget.

Apesar de não ser como a Rose, de Os Jetsons, que fazia todo o serviço da casa, o Human Support Robot (robô de apoio a humanos, em tradução livre) responde a comandos de voz e pode buscar objetos, abrir as cortinas e cuidar de pessoas, ajudando-as em tarefas que podem parecer simples no dia-a-dia, mas que na verdade são um verdadeiro sacrifício. Graças a seu único braço telescópico, capaz de se "esticar" até 76 centímetros, ele pode alcançar objetos facilmente.

Toyota HSR

Human Support Robot em ação (Foto: Toyota)

No topo da cabeça do robô existe um slot para encaixe de tablets, que permite utilizar o hardware como um dispositivo de telepresença. Assim, o usuário pode controlar o robô de maneira remota, sem fazer nenhum esforço, e deixar o robozinho a postos com o dispositivo na cabeça para exibir imagens de amigos em um bate-papo, vídeos, fotos, etc.

O Human Support Robot ainda está em desenvolvimento, mas pode ser, muito em breve, um excelente assistente para quem precisa de cuidados especiais.

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!