É ruim no fogão? Um simulador te ensina a cozinhar!

Por Redação | 30 de Agosto de 2012 às 12h28

Muita gente é um desastre na cozinha ou nem pensa em tentar cozinhar o primeiro menu. Mas aprender a cozinhar pode ficar muito mais fácil e prazeroso, principalmente se o processo de aprendizado for encarado como um mero jogo. Foi assim que a equipe de pesquisa do Instituto de Tecnologia de Tóquio criou um simulador, orientado a cozinheiros novatos, para oferecer feedback instantâneo sobre sua performance na cozinha. Saiu na CNET.

O sistema é composto por uma frigideira dotada de feedback de força que trabalha em conjunto com imagens de ingredientes, exibidos em seu interior. Ao mover e sacodir a frigideira, a comida segue na mesma direção, e até muda de cor para ilustrar seu cozimento ou se está ficando bem passada.

A frigideira imita, inclusive, o peso dos ingredientes, permitindo aos cozinheiros sentir justamente como se estivessem cozinhando de verdade - mas sem sequer tocar em um alimento real.

Combinar uma "biblioteca de motores de física para corpos rígidos e um simulador de condução de calor" talvez não seja a tecnologia encontrada no aparelho até o momento, mas a equipe vislumbra um futuro diferente. O sistema poderia até ser usado no mundo real (com alimentos de verdade), não só para alertar cozinheiros durante o preparo dos ingredientes, como também para mostrar o quão cozido ou frito um alimento pode ficar em poucos minutos.

Como as mudanças de temperatura são constantemente calculadas, assim como os movimentos do aparelho, poderia ser possível guiar os usuários por um processo de culinária completo, desde o início até o final, resultando em uma refeição perfeitamente combinada. Cozinhar com diversão e obter resultados à altura dos de um profissional seria verdadeiramente delicioso.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.