Simpática cadeira de balanço gera eletricidade para carregar gadgets

Por Redação | 12.08.2012 às 12:25

Um estudante do Shenkar College of Engineering, Design and Art, em Israel, desenvolveu um protótipo de uma cadeira de balanço com um gerador de eletricidade embutido.

Quando alguém se senta na cadeira e começa a balançar, um ímã se desliza ao longo de uma bobina de cobre inserida na base da cadeira. Como o ímã se move para frente e para trás, de acordo com os movimentos da pessoa sentada na cadeira, uma corrente elétrica é gerada.

Essa corrente pode ser enviada a uma grande bateria para armazenar energia ou, hipoteticamente, carregar um dispositivo eletrônico, como um smartphone ou um laptop.

Igor Gitelstain, o estudante, desenvolveu a Otarky Chair para ocultar o fato de que ela gera eletricidade. O único indício de que tal cadeira gera mesmo eletricidade é o plug de energia, localizado na parte posterior do objeto. O design moderno da cadeira utiliza um laminado de madeira, estofamento branco e pernas de metal escovado (para esconder o a bobina indutora).

Gitelstain explica que se a cadeira for produzida em uma escala industrial, ele gostaria de vendê-la não apenas pela eletricidade que produz, mas também por seu visual. De acordo com o estudante, a ideia pode ser aplicada a vários outros itens comuns na mobília de uma casa, como portas, balanços para crianças e qualquer outro objeto capaz de se movimentar para gerar energia.

Confira o vídeo abaixo:

E você, compraria a cadeira desenvolvida pelo estudante devido ao seu design elegante ou pelo fato de conseguir gerar energia verde?