Pesquisadores desenvolvem geladeira que só abre a porta se você sorrir

Por Redação | 12 de Outubro de 2012 às 08h15

Quer tomar uma água gelada ou comer um pedaço de torta fria? Sorria primeiro. Esse é o conceito do 'Happiness Counter', um dispositivo que acabou criando, entre outras invenções, uma geladeira diferente, desenvolvido por um grupo de pesquisadores da Universidade de Tóquio. A equipe modificou uma geladeira com o dispositivo que utiliza um serviço de reconhecimento de expressões faciais para desempenhar funções. Saiu no Digital Trends.

Para testar o dispositivo, os pesquisadores anexaram o 'Hapiness Counter' na frente de uma geladeira comum e pediram que os participantes do projeto sorrissem a cada vez que desejassem abrir a porta do eletrodoméstico. Em um período de dez dias, os pesquisadores perceberam que os participantes começaram a tentar enganar o dispositivo com um sorriso amarelo, e não foram felizes. Para acessar o interior da geladeira, era preciso sorrir de verdade.

Em outro teste, os pesquisadores adaptaram o 'Happiness Counter' em uma câmera digital Sony CyberShot do estilo point-and-shoot. Assim como várias outras câmeras digitais, a CyberShot conta com um sistema de reconhecimento de sorrisos para certificar que todos na foto sairão felizes e sorridentes.

A tentativa dos japoneses foi cobrir o visor de LCD da câmera e anexar um sensor luminoso a um invólucro preto, com o 'Happiness Counter' acoplado. Quando a câmera detectasse um sorriso, ela tiraria uma foto instantaneamente. Para indicar que conseguiu captar uma pessoa sorrindo, um conjunto de LEDs formava uma carinha sorridente, em verde, à frente da câmera. Se a câmera detectasse uma pessoa que não estivesse sorrindo, logo exibia um conjunto de LEDs em formato de cara fechada, em vermelho.

Considerando as implementações do mundo real, os pesquisadores vislumbram locais em ambientes de trabalho em que poderiam anexar o novo dispositivo caçador de sorrisos, como portas de salas de conferência - isso faria com que os funcionários sorrissem ao adentrar a sala, para ter acesso à reunião.

Segundo os pesquisadores, o 'Happiness Counter' poderia influenciar no astral das pessoas que estivessem participando de uma reunião, o que aumentaria sua produtividade.

Um porta-voz do projeto 'Happiness Counter' disse: "Achamos que o 'Happiness Counter' irá encorajar, de maneira natural, o ato de sorrir em meio a tantas frustrações diárias, para ativar o bom humor e a comunicação entre as pessoas".

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!