Conceito: luvas vibratórias mostram onde estão produtos em supermercado

Por Redação | 17 de Outubro de 2012 às 08h50

De vez em quando, quando vamos a grandes supermercados ou hipermercados, ficamos perdidos diante da imensidão do estabelecimento e demoramos a encontrar o que realmente queremos, não é mesmo?

Para contornar essa situação e auxiliar os consumidores a encontrar o produto desejado, pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Informação de Helsinki criaram um par de luvas vibratórias que auxiliam a encontrar o item desejado nas prateleiras dos supermercados.

De acordo com o Übergizmo, a luva ainda é um protótipo e depende de um feedback, que é recebido e informado ao usuário por meio de estímulos vibratórios. Enquanto a luva vibra, o consumidor é levado até o local onde o produto desejado se encontra.

Involuntariamente, a mão do consumidor será levada em direção ao objeto. Para encontrá-lo, o sistema utiliza o bom e velho "quente ou frio" à medida que se aproxima do item em questão. Quanto mais próximo do item, mais intensas serão as vibrações da luva e vice-versa.

Além de auxiliar a encontrar seu pote de geleia favorito no supermercado, o par de luvas inteligentes também pode auxiliar, por exemplo, a encontrar seu carro no estacionamento, ou um livro de sua preferência na biblioteca.

Até o momento, os testes realizados com as luvas vibratórias parecem promissores. Será que, dentro em breve, encontraremos pessoas utilizando tais luvas dentro dos supermercados? Parece interessante.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.