Luvas convertem a linguagem de sinais em som

Por Redação | 22.08.2012 às 10:40

Por meio do desenvolvimento de um aplicativo para smartphone e de luvas especiais, estudantes conseguiram criar um sistema que ajuda pessoas com deficiências de audição e fala a se comunicar melhor. A ideia do Enable Talk é sonorizar os gestos realizados por meio da linguagem de sinais.

Segundo o TechNewsWorld, o projeto desenvolvido por quatro ucranianos levou o primeiro lugar nas Olimpíadas Tecnológicas da Microsoft, a Imagine Cup, que ocorreu em Sydney, na Austrália.

A equipe de estudantes, chamada "QuadSquad", teve a ideia para o dispositivo ao tentar interagir com colegas surdos. O protótipo tem 11 sensores flex, oito sensores de toque, um acelerômetro/bússola e um giroscópio acelerômetro construído nas luvas. Conforme as mãos se movem para realizar os sinais, os dados são transmitidos para um controlador que usa o Bluetooth para se conectar a um smartphone.

Enable Talk

Foto: Divulgação

Assim como as línguas faladas, a linguagem de sinais é complexa e contextual, de modo que qualquer programa de tradução deve ser capaz de captar as nuances de movimentos e contextos.

"Em linguagem de sinais, há um movimento para muitas palavras e sentimentos diferentes. É tudo relacionado ao contexto", explicou John Miller, co-proprietário do site especializado em linguagens de sinais, o Signing Savvy.

O equipamento tem um custo estimado de US$ 75 para ser fabricado e a equipe deseja colocá-lo no mercado por um preço acessível. Confira o vídeo - em inglês - de apresentação do Enable Tak: