Empresa pretende criar carro voador que decola na vertical

Por Redação | 09.05.2013 às 10:10

A empresa norte-americana Terrafugia anunciou esta semana que começou alguns estudos sobre a viabilidade de desenvolver um carro voador híbrido com capacidade para quatro passageiros e que decole e pouse na vertical, como uma espécie de helicóptero.

Batizado de TF-X, o veículo deve "aumentar ainda mais a segurança, simplicidade e conveniência da aviação pessoal", e a empresa pretende realizar isso por meio da utilização de sistemas inteligentes que garantem segurança e desempenho.

A empresa disse ainda que conversou com a Administração Federal de Aviação (FAA) sobre o novo conceito do TF-X e eles notaram uma "disposição da agência em considerar tecnologias inovadoras e soluções regulatórias que são de interesse público e aumentar o nível de segurança da aviação pessoal".

A Terrafugia é uma empresa focada no mercado de carros voadores e foi fundada por pilotos-engenheiros do famoso Massachusetts Institute of Technology (MIT). Ela é responsável pela criação do 'Transition', o primeiro veículo desse tipo que teve permissão para funcionar. Atualmente, o Transition está em fase de testes para avaliar sua durabilidade. Porém, apesar dos testes caminharem bem, nenhuma data específica foi definida para a certificação e a produção inicial da aeronave de dois lugares com asas dobráveis.

Carros voadores

'Transition', o primeiro carro voador da Terrafugia, está em fase de testes