Conheça o dispositivo que substitui o mouse por movimentos feitos só com as mãos

Por Redação | 18.09.2012 às 07:20

Faz aproximadamente 50 anos que Douglas Engelbart, um engenheiro do Instituto de Pesquisa de Stanford, inventou o primeiro mouse de computador. Desde então, seu esquema básico de apontar-e-clicar permaneceu inalterado. Mesmo os touchpads e telas touch, que reconhecem múltiplos pontos de uma só vez, trabalham seguindo o mesmo princípio proposto por Engelbart.

Agora, a grande novidade foi divulgada pelo PopSci e vem de uma empresa chamada Leap Motion, de São Francisco, Califórnia. A companhia norte-americana está projetando uma nova maneira de interação entre humanos e computadores que dispensa o uso de qualquer objeto.

Os movimentos do corpo são reconhecidos por um dispositivo de três polegadas, o The Leap, que permite aos usuários controlar computadores e manipular objetos de diversas maneiras na tela, utilizando apenas o movimento dos dedos ou das mãos no ar.

Leap

Quando conectado a um computador, seja Mac ou PC, o Leap utiliza a combinação de LEDs infravermelhos e sensores de 1.3 megapixels para monitorar o movimento em um campo de 8 centímetros cúbicos de profundidade. O software do Leap roda algoritmos próprios para converter o que o dispositivo vê em um mapa tridimensional das mãos do usuário.

O sistema detecta movimentos com uma sensibilidade 200 vezes maior que a do Microsoft Kinect, pois precisa captar, com precisão, movimentos suaves dos dedos. E o dispositivo é pequeno o bastante para que seja utilizado com laptops e tablets. A Leap Motion pretende lançar o dispositivo no mercado no início de 2013 por US$ 70 (cerca de 142 reais).

Inicialmente, o Leap permitirá aos usuários navegar normalmente pela tela do computador. Mas novas funcionalidades estão por vir, principalmente no que diz respeito a games e aplicativos dedicados, como escultura de argila, por exemplo.