Conheça o código de barra acústico; ele é tátil e ativado por sinais sonoros

Por Redação | 17.10.2012 às 10:00

NFC e QR Codes já começam a fazer parte do dia a dia das pessoas, mas será que os códigos de barras do futuro serão táteis e ativados por sinais sonoros? Se depender de Chris Harrison, sim. Ele é candidato a uma vaga de pós-doutorado no Instituto de Interação Homem-Computador da Universidade Carnegie Mellon, localizada na cidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos.

Os Códigos de Barras Acústicos funcionam por meio da gravação feita em alguma superfície, como, por exemplo, vários traços cravados em uma madeira. Cada um desses traços possui um padrão diferente que pode ser associado a diferentes ações. Com a ajuda de um app, é possível converter os diferentes pontos e riscos em dados.

Um microfone é anexado à superfície desejada, para que possa captar o som dessas ranhuras. Em seguida, um computador consegue codificar os ruídos gerados ao passar algum objeto - como uma caneta - sobre os sulcos. Cada um deles corresponde a uma atividade gravada previamente na máquina, assim, quando o som é ativado, o computador reconhece a onda e executa o comando.

O conceito é bem simples, mas o vídeo abaixo facilita ainda mais seu entendimento, pois podemos ver o tal código de barras acústico em ação.