Conheça a Velo Bike, uma bicicleta com cérebro em código aberto

Por Redação | 07.10.2012 às 18:50

Desenvolvida para reduzir os 'problemas' associados com o ciclismo, como colisões e falhas no mapeamento, o sistema da Velo Bike utiliza um microprocessador totalmente elétrico que se conecta com seu smartphone para realizar alguns truques realmente interessantes. Saiu no TechCrunch.

Primeiramente, o sistema consegue evitar colisões por envio de feedback momentos antes de você se chocar contra algum obstáculo. A bicicleta também funciona com mapeamento de trilhas, com auxílio de um smartphone, é claro. E ainda pode controlar todo o sistema de transmissão e freios pelo método 'drive by wire'. Os criadores do projeto esperam oferecer computação ubíqua inclusa para "dados de sensoriamento, sistema inteligente de monitoramento em tempo real, roteamento dinâmico e integração social".

O fundador do projeto, Jack Al-Kahwati, foi engenheiro da Sikorsky e da BAE e planeja lançar um Kickstarter nos próximos meses para arrecadar verbas para a concepção da nova bike. Mas um protótipo já está sendo construído, com novos recursos e conceitos sendo inseridos na ideia original.

Ainda é cedo para pensarmos em ver uma dessas bikes circulando por aí, mas o projeto parece ter tudo para dar certo. Conheça o projeto da Velo Bike em sua página oficial.