Banheiro divertido: jogos interativos estão chegando aos mictórios do Brasil

Por Redação | 17 de Fevereiro de 2013 às 14h00

Famosos nos WCs de casas noturnas europeias, os games para banheiros interativos fazem sucesso entre as pessoas por oferecerem maneiras criativas para entreter quem está fazendo suas necessidades fisiológicas. A ideia pode até parecer estranha, mas segundo uma matéria publicada no Estadão, faz sucesso e é lucrativa.

Quem observou o sucesso dos banheiros interativos na Europa e pensou em trazer a ideia para o Brasil foram os brasileiros Heldith Oliveira, 24, e Lincoln Dias, 21. O projeto dos dois jovens foi apresentado na Campus Party 2013.

A fonte inspiradora é a empresa brtânica de marketing digital Captive Media, que inventou a diversão dos mictórios ao instalar sensores que captam a direção do jato de urina. Se um homem chega para fazer xixi, pode controlar o movimento do cursor em uma tela colorida que aparece em sua frente, apenas direcionando o jato no vaso como se fosse um trackpad.

Vinculada ao jogo está a propaganda, geralmente de uma bebida ou algum outro produto que agrade ao público masculino. A Captive afirma que sua ideia aumentou em 46% a venda de uma cerveja divulgada pelo sistema em um único bar e dobrou as vendas de outra cerveja em outro estabelecimento. Além disso, a empresa realizou uma pesquisa com os clientes e descobriu que 90% deles comentavam sobre a novidade com os amigos, e 80% deles ficariam mais tempo no bar.

O empreendimento brasileiro é semelhante, mas não uma cópia do inglês, que é patenteado. Chamado de Dudiz, o sistema nacional possui sensores ópticos que captam o movimento, enquanto o da Captive capta apenas o som. A dupla pretende desenvolver o hardware por conta própria e o software do sistema ficará por conta de outra startup brasileira.

Para que o projeto saia do papel, os jovens estão recebendo apoio do Sebrae por quatro meses, mas eles continuam em busca de investidores.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.