“Avião baleia” quer resolver problemas do tráfego aéreo

Por Redação | 23 de Janeiro de 2014 às 16h00

Um conceito estranho, que parece saído de um filme de ficção, quer transformar a forma como conhecemos a aviação da atualidade. Pensando nos problemas do tráfego aéreo atual, o designer Oscar Vinals criou o AWWA Sky Whale, um “avião baleia” com corpo arredondado e capacidade para 755 passageiros.

Apenas para comparar, o total é maior que o do Airbus A380, um dos maiores jumbos em operação atualmente. As formas arredondadas possibilitam a construção de três andares – um para primeira classe, outro para executiva, com a econômica na parte de baixo –, além de compartimentos para bagagem e setores para circulação da equipe de bordo.

Aqui, porém, há um ponto negativo no design, que foi publicado pelo site Dvice: alguns passageiros dos níveis superiores teriam que viajar sem janelas. O problema foi resolvido por Vinals com o uso de telas de realidade virtual, que poderiam exibir não apenas o ambiente externo como também imagens do destino ou qualquer tipo de programação de entretenimento.

Mas são os motores que representam a maior revolução. As turbinas seriam capaz de girar 45 graus em seu próprio eixo, possibilitando que a Sky Whale decolasse parada, quase como um helicóptero, dispensando completamente as pistas de pouso e as longas esperas por uma vaga para aterrissar ou decolar.

A envergadura é de 88 metros e as asas se soltariam do restante da fuselagem de forma automática em caso de acidente. Isso, segundo o designer, pode evitar que o avião caia de lado e, potencialmente, pode salvar vidas no caso de uma catástrofe ou, pelo menos, reduzir o total de mortes.

Sky Whale

O design arredondado reduz a resistência do ar, uma eficiência ainda mais potencializada pelas turbinas, que utilizam uma mistura de combustível convencional e eletricidade de acordo com a operação que está sendo realizada. Há ainda menções a uma fuselagem “auto reparável”, mas o designer não entrou em detalhes sobre como exatamente tal aspecto funcionaria.

O projeto, é claro, não passa de um conceito. Não existe nenhuma previsão de aplicação prática da Sky Whale.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.