Publicidade

Computex | Notebook com duas telas 4K é o destaque da Asus no evento

Por| 27 de Maio de 2019 às 13h18

Link copiado!

Computex | Notebook com duas telas 4K é o destaque da Asus no evento
Computex | Notebook com duas telas 4K é o destaque da Asus no evento
Tudo sobre ASUS

Muita gente já olhou para o próprio notebook e pensou que a parte inferior do teclado, onde fica apenas o trackpad, poderia ser aproveitada de outra maneira. A ASUS também, e na Computex a empresa deu uma resposta extravagante a essa questão: um display secundário sensível ao toque e com resolução 4K. É essa a marca do Zenbook Pro Duo, um dos destaques da empresa no evento taiwanês.

É, sem dúvida, um computador que chama a atenção. O dispositivo tem um display OLED principal de 15,6 polegadas e resolução 4K, a mesma entregue no que a fabricante chamou de ScreenPad Plus, com 14 polegadas e aspecto 32:9, colocado acima do teclado, na parte inferior do dispositivo. A tela pode servir como uma extensão da que está logo acima ou então exibir aplicativos dedicados e plenamente funcionais, principalmente se houver suporte a toques.

Como o display adicional funciona, efetivamente, como um segundo monitor, ele também pode ser usado para exibir aplicações tradicionais e, em um dos usos exibidos pela Asus, dividido em dois para exibição de uma dupla de softwares, mesmo que em tamanho diminuto, mas com ambos rodando em aspecto 16:9. Dá para, por exemplo, consultar um artigo enquanto escreve outro, acompanhar o software de captura enquanto curte um game ou conversar no WhatsApp enquanto o trabalho está em tela cheia.

Continua após a publicidade

O tradicional trackpad agora aparece na lateral do teclado, que precisou ser um pouco menor e mais apertado, algo que, de acordo com a fabricante, não atrapalha na digitação. O componente serve como mouse e também como porta para atalhos ou botões numéricos, algo que já apareceu em outros notebooks da Asus. Aqui ele serve como a gênese da ideia que levou a um dos computadores mais ousados já exibidos pela marca.

Por dentro, para aguentar tudo isso, está um processador Intel Core i9 de oitava geração (há também uma variante com i7), até 32 GB de RAM e uma placa de vídeo Nvidia GeForce RTX 2060 de 6 GB. A combinação coloca o Zenbook Pro Duo como uma boa pedida, por exemplo, para gamers e profissionais, algo evidenciado pelas linhas finas e discretas do aparelho, que denotam um notebook voltado para o trabalho e para ser carregado por aí.

Apesar de a Asus não ter falado em preço, já dá para esperar algo bem salgado. A empresa também pensou nisso e, para quem quer aproveitar a produtividade e recursos extras das duas telas, mas sem o alto poder de processamento, também vai lançar o ZenBook Duo, que carrega o mesmo design e foco na portabilidade, mas com display principal de 14 polegadas e resolução HD nas duas telas, sendo a segunda com 12,6 polegadas. O computador vem com Core i7 e 16 GB de RAM, deixando de lado a placa RTX para a substituir pela mais modesta MX250, também da Nvidia.

Continua após a publicidade

Os notebooks trazem, ainda, microfones desenvolvidos para funcionarem bem com assistentes de voz como Alexa e Cortana, além de uma saída HDMI extra para quem precisar de mais um monitor. O modelo mais em conta traz, ainda, conexão USB-C, enquanto o topo de linha acompanha porta Thunderdbolt 3. Ambos devem chegar ao mercado internacional no terceiro trimestre deste ano, com variantes de até 1 TB de armazenamento SSD.

Fonte: Asus