Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Computex 2018 | Quais são as perspectivas de mercado na indústria dos PCs

Por| 04 de Junho de 2018 às 10h39

Link copiado!

Computex 2018 | Quais são as perspectivas de mercado na indústria dos PCs
Computex 2018 | Quais são as perspectivas de mercado na indústria dos PCs

A apenas um dia do início da Computex 2018, uma das maiores feiras de computadores e tecnologia do mundo, um dos principais assuntos que devem ser abordados pelas empresas é como o mercado de PCs se adaptará diante da predominância das plataformas móveis na atualidade.

Se atualmente temos uma união muito forte entre o sistema operacional Android e os chips cada vez mais poderosos da Qualcomm, no passado havia a combinação entre o Windows e os processadores da Intel, que, por sua vez, agora precisa se reinventar para continuar relevante no mercado global. Isso provavelmente ocorrerá por meio de mudanças e adaptações por parte das principais empresas que ainda fornecem produtos desse tipo.

No caso da Asus e da Acer, ambas as empresas devem apresentar laptops e desktops mais tradicionais, bem como produtos focados no público gamer. No entanto, devemos ver algumas novidades de companhias menores, como Gigabyte, MSI e Shuttle, que podem apresentar computadores all-in-one ou PCs compactos como o UC 8 PC, da Intel.

Em termos de design de PCs portáteis, não há como negar que a Apple exerce grande influência sobre suas concorrentes; é o caos, por exemplo, da Microsoft, que vem mostrando modelos cada vez mais finos e poderosos assim como os modelos mais recentes de MacBooks. Com isso, o maior desafio das empresas agora é aliar ótimas decisões de design com produtos de qualidade e preços acessíveis, tendo em vista que companhias como Asus, Acer e LG continuam oferecendo notebooks cada vez mais finos e com acabamento premium, mas deixam a desejar em aspectos de durabilidade.

Continua após a publicidade

Outra tendência que deve surgir com força na Computex 2018 é a de laptops com chips baseados na arquitetura ARM. Essa é das principais apostas da Qualcomm para o setor, e ela deve se arriscar em uma possível proposta de PCs ultraportáteis com Windows e funções ampliadas de conectividade, mais poder de processamento e autonomia de bateria superior.

Ainda falando sobre mudanças, levando em consideração as inovações por parte da AMD e da Qualcomm, cada vez mais preparadas para lidar com a transformação do mercado de PCs, não é difícil imaginar um cenário em que a Intel veja a sua posição de liderança ameaçada nos próximos anos. A Microsoft também terá um grande desafio pela frente, uma vez que os Chromebooks, da Google, estão cada vez mais acessíveis e os iPads de entrada da Apple continuam com uma fatia fiel de clientes.

Ainda há muito a ser feito para que os PCs voltem a ser relevantes ao público geral, mas ainda podemos esperar por muitas inovações e ideias na Computex 2018. Elas devem pavimentar o segmento para o futuro, e isso provavelmente se dará por meio de propostas cada vez mais ousadas e inusitadas.

A Computex 2018 ocorre entre os dias 5 e 9 de junho em Taipé, em Taiwan.

Continua após a publicidade

Fonte: The Verge