Computex 2014: confira os principais lançamentos desta terça-feira (03)

Por Pedro Cipoli | 04.06.2014 às 10:13 - atualizado em 04.06.2014 às 15:08

Neste segundo dia de feira vários lançamentos relevantes foram feitos principalmente para os aficionados por performance e overclock. Intel e AMD foram os destaques com seus novos modelos de processadores. Confira os principais destaques.

ASUS ROG GX500

A empresa não se limitou a lançar vários produtos interessantes no primeiro dia da feira e aproveitou esta terça-feira (03) para anunciar um dos primeiros notebooks com resolução 4K do mercado. O ROG GX500 conta com tela de 15,6 polegadas e resolução de 3.840 x 2.160 pixels, processador Intel Core i7 de quarta geração e GPU NVIDIA GTX 860M. A escolha da placa de vídeo não agradou e alguns sites especializados estão dizendo que ela não é poderosa o suficiente para rodar games nessa resolução, o que concordamos.

Computex

É muito provável que alguns jogos rodem "apenas" na resolução 2.560 x 1.440, o que já resulta em uma qualidade muito boa considerando o tamanho da tela. O ROG GX500 pesa 2,2 Kg e tem somente 19 mm de espessura, o que pode explicar a escolha de uma GPU menos poderosa, e conta com a tecnologia VisualMaster da ASUS. Segundo a companhia, essa tecnologia é capaz de reproduzir 100% das cores NTSC. A previsão é que o notebook chegue ao mercado norte-americano no terceiro trimestre deste ano.

Computex

G. Skill

Famosa no segmento de memória de alta performance, a empresa lançou um SSD que se conecta no slot PCI Express da placa-mãe e é capaz de alcançar velocidades de transferência de até 1,8 GB/s de leitura e 1,1 GB/s de escrita.

O Phoenix Blade parece uma placa de vídeo um pouco menor e virá nas capacidades de 480 GB e 960 GB, mas não teve preços anunciados. Fica a torcida para que o valor não deixe o produto menos interessante.

Computex

AMD

A empresa lançou algumas APUs da geração Kaveri voltadas para entusiastas, que agora utilizam os núcleos de alto processamento da série FX da empresa. De acordo com informações da PC World, o modelo FX-7500, modelo de baixo consumo, é capaz de competir diretamente com o Core i7-4500U da Intel com desempenho superior na área de vídeo e CPU. As estimativas de benchmarks do PCMark, 3DMark e Basemark CL mostram os resultados alcançados.

Computex

A TDP também não chega a ser muito maior (19 Watts do FX-7500 contra 15 Watts do i7-4500U), além de trazer uma vantagem significativa: por utilizar a tecnologia HSA, é capaz de acessar até 32 GB de memória de vídeo DDR3 de 1600 MHz em dois canais e suportar o Mantle, a API gráfica da empresa, e o DirectX 11.2. Apesar disso, não ficou claro se ela suportará os tipos DDR3L 3 LPDDR3.

Computex

Intel

Durante a feira, overclockers conseguiram colocar o Core i7 da Intel geração Devil Canyon a 5,5 GHz. O modelo trabalha nativamente a 4 GHz, tratando-se basicamente de uma atualização da quarta geração Haswell, mas não foram divulgados os ganhos de performance. Ainda de acordo com o VentureBeat, a Intel aproveitou a Computex para anunciar a edição comemorativa de 20 anos de seu processador Pentium voltada especificamente para overclockers. O processador traz consigo o multiplicador de clock destravado e começará a ser produzido em massa ainda neste mês.

Computex