Computex 2014: confira os principais lançamentos desta segunda-feira (02)

Por Pedro Cipoli | 03 de Junho de 2014 às 13h10

Por muitos vista como a "CES da Ásia", a Computex é uma feira realizada em Taipei, Taiwan, onde novas gerações de processadores são anunciadas lado a lado com produtos voltados para entusiastas. Este ano de 2014 não foi diferente: a ASUS novamente conseguiu surpreender com vários lançamentos diferentes e conquistando a atenção da imprensa mundial, assim como outros fabricantes, que confirmaram produtos que até então eram apenas rumores. Confira os principais lançamentos desse dia 0!

ASUS

Transformer Book V

Temos aqui um notebook que vira tablet... e que por sua vez vira um smartphone... e que roda Windows e Android, o que resulta em 5 modos de uso:

  • Smartphone com Android
  • Tablet com Android
  • Notebook com Android
  • Tablet com Windows 8
  • Notebook com Windows 8

O nível de engenharia dele surpreende, já que o smartphone é parecido com um ZenFone 5, anunciado no começo do ano, trazendo a versão 4.4 do Android (KitKat) e um processador Intel Atom quad-core de 1,8 GHz e 64 bits (geração Moorefield) com 2 GB de memória RAM e bateria de 2500 mAh, o que é bizarro, considerando que o Android ainda não tem uma versão de 64 bits. Ao colocá-lo no dock, o usuário ganha acesso a mais dois modos: um tablet com Windows 8 e o Android versão tablet.

Esse primeiro dock, com tela, conta com display de 12,5 polegadas com resolução HD (1280x800) e painel IPS, e por sua vez vem com uma segunda bateria de 28 wh, 4 GB de memória RAM (não fica claro se são mais 4 GB ou apenas 4 GB) e outros 128 GB de armazenamento (no smartphone, o armazenamento interno varia entre 16 GB e 64 GB). Há ainda o dock com teclado, que dá acesso a uma terceira bateria com capacidade não informada e habilita o modo notebook no Windows e no Android.

Transformer Book V

Segundo o Engadget, a ASUS já havia feito um produto do tipo, o Transformer Book Trio, que tinha somente (coitado!) 3 modos de operação, mas que não chegou a ser lançado oficialmente devido a problemas legais entre Microsoft e Google. De qualquer forma, estamos bastante ansiosos para que ele chegue ao mercado, já que é o primeiro produto que realmente tem todos os modos, não ficando limitado a dispositivos separados.

FonePad e MemoPad

Tivemos 3 lançamentos de tablets. O mais chamativo é o FonePad 8, terceira geração da ASUS que traz uma tela de 8 polegadas com resolução HD (1280x800) com painel IPS, o mesmo processador Atom Z3580 que equipa o Transformer Book V e suporte para dois chips SIM, um deles com conexão 3G (esse é provável de chegar no Brasil). O que mais chama a atenção nele é que ele tem somente 5,06 mm de espessura, participando da corrida silenciosa para o modelo mais fino do mundo, mas sem ter a sua capacidade de bateria anunciada.

FonePad 8

ASUS MemoPad (Foto: AnandTech)

Há também dois novos modelos do MemoPad, conforme indica o AnandTech. O mais simples tem tela de 7 polegadas (resolução de 1280x800) e processador Intel Atom Z3745 com suporte a MiraCast e NFC – a parte interessante fica por conta das duas câmeras (traseira de 5 megapixels e frontal de 2 megapixels) com a tecnologia PixelMaster e sistema de som SonicMaster, o mesmo que a ASUS usa em seus notebooks mais avançados.

Já o MemoPad 8 é bem mais avançado, com tela Full HD de 8 polegadas e IPS, suporte ao padrão AC de roteadores e 4G. Por baixo do capô temos um poderosíssimo Atom Z3580 rodando a 2,3 GHz e provavelmente 2 GB de memória RAM, isso em uma estrutura de metal com 7,45 mm de espessura e 299 gramas de peso. Os três modelos trazem a interface ZenUI da ASUS, concorrente da Optimus UI (LG) e TimeScape UI (Sony), que segundo a empresa recebeu mais de 1000 melhorias. Não foram anunciados preços para nenhum deles.

Outros produtos

A ASUS anuciou uma série de outros produtos, como é típico da empresa em suas apresentações na Computex. Entre eles temos o RT-AC3200, apresentado como o roteador mais rápido do mundo, naturalmente trazendo o padrão AC e sendo capaz de alcançar velocidades de 3,2 Gbits por segundo.

ASUS RT-AC3200

ASUS RT-AC3200 (Foto: AnandTech)

Outro produto que merece destaque é o ProArt PA328Q, monitor de 32 polegadas com resolução 4K e imagens, vamos dizer, extremamente surpreendentes.

ASUS ProArt

ASUS ProArt (Foto: AnandTech)

Intel

O foco da Intel não ficou no Broadwell, como era previsto, mas sim no Skyline. A sexta geração de processadores da empresa teve alguns detalhes revelados, sendo o primeiro processador a suportar instruções AVX SIMD de 512 bits, um módulo eDRAM para melhorar a performance dos processadores gráficos Iris Pro GT4 (o que seria equivalente a um cache L4, já que ficará entre o cache L3 e a memória RAM) e suporte para memórias LPDDR3 e DDR4 (que provavelmente já estarão no mercado quando essa geração for anunciada, em 2016).

Outra novidade é que a Intel manterá os 4 cores e 8 threads tanto para desktops quanto para notebooks, contrariando alguns rumores de que ela também anunciaria modelos de 6 threads e 12 cores para o usuário final. Provavelmente, chips com mais de 4 cores físicos ficará reservado para modelos da série Extreme, inclusive a versão já prevista com 8 cores e 16 threads.

AMD

Do lado da AMD temos poucas novidades, com a introdução de uma arquitetura "ambidestra", nome dado para a implementação de cores x86 junto com cores ARM em um mesmo chip, em especial APUs e modelos voltados para o segmento high-end e de servidores. Esses novos chips estão previstos para chegar ainda em 2015, o que provavelmente coincidirá com a quinta geração de APUs da empresa, que trará melhorias no HSA, o que resultará em modelos altamente sofisticados com a performance do x86 e as possibilidades dos cores ARM.

amd

NVIDIA

A empresa aproveitou a feira para fazer uma demonstração do poder de fogo de suas placas gráficas, usando uma configuração de 11520x2160 (3x o 4K) rodando o game Project Cars. De acordo com o TweakTown, para fazer essa proeza de movimentar cerca de 1,5 bilhão de pixels por segundo (e olha que não se trata de um jogo leve) a NVIDIA usou 3 placas de vídeo Titan em um triple-SLI, que já estão no mercado há algum tempo, mas foram utilizadas somente para mostrar o potencial da tecnologia 4K Surround da empresa.

NVIDIA 4K Surround

NVIDIA 4K Surround (Foto: TweakTown)

Gigabyte

A empresa lançou dois computadores bem interessantes. Um deles, resultado de uma parceria com a NVIDIA, é o BRIX, um mini PC gamer equipado com uma GeForce GTX 760. Ainda de acordo com o TweakTown, outras configurações incluem um processador Intel Core i5-4200H (dual-core), suporte para dois pentes de memória de notebook (SODIMM), discos rígidos e SSDs de 2,5 polegadas e mSATA, Wi-Fi AC, porta Rj-45 Gigabit e quatro portas USB 3.0, contando com saídas de vídeos HDMI, mini DisplayPort e suporte a telas 4K.

Gigabyte BRIX

Gigabyte BRIX (Foto: TweakTown)

Outra novidade é um notebook gamer com tela de 13,3 ou 13,9 polegadas capaz de alcançar resoluções de 3200x1800, resolução maior até do que a do MacBook Pro Retina de 15 polegadas. O Aorus X3 tem dimensões de Ultrabook e, naturalmente, traz uma configuração matadora, com um processador Intel Core i7-4710HQ, mínimo de 8 GB de memória RAM e placa de vídeo NVIDIA GeForce GTX 870M, com 6 GB de memória RAM GDDR5 dedicada, segundo informações do TweakTown.

No quesito armazenamento, ele vem com um RAID 0 de SSDs mSATA de 256 GB ou 512 GB, conexão Wi-Fi AC e Gigabit Ethernet, bateria de 74 wh e adaptador de energia de 180 Watts, tudo isso pesando somente 1,87 Kg, bem menos do que a maioria dos notebooks gamers, que passam facilmente dos 3 kg.

AORUS X3

AORUS X3 (Foto: TweakTown)

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.