COMPUTEX: Gigabyte anuncia tablet com APU AMD e Windows 8

Por Pedro Cipoli | 07.06.2013 às 15:04

A AMD anunciou, publicou teasers, mas até então tínhamos poucas notícias sobre o trabalho da empresa no mundo dos smartphones e tablets, algo que parece estar mudando com o lançamento do Quanta 11 na Computex deste ano, um híbrido de notebook e tablet que roda o Windows 8 e traz uma APU A4-1200 Elite Mobility da série "Temash" de processadores de baixo consumo de energia. As informações são do HardwareZone.

Tabler AMD

Foto: HardwareZone

Emboras especificações mais detalhadas não tenham sido divulgadas, sabemos que se trata de um modelo com dois núcleos de processamento rodando a 1 GHz, com 2 GB de memória RAM DDR3, placa de vídeo Radeon HD 8120, armazenamento SSD de 128 GB e tela Full HD de 11,6 polegadas. Não há informações sobre o preço nem data de lançamento, mas acreditamos que seu valor seja consideravelmente menor do que o dos modelos atuais, e parece óbvio que a AMD não hesita em entrar no mundo da computação móvel.

Tabler AMD

Foto: HardwareZone

O mais interessante do Quanta 11 não é o seu poder de fogo, mas sim a duração de bateria. A AMD promete cerca de 14 horas de uso, o que faz sentido se considerarmos a baixa TDP do aparelho (3,8 watts). Além disso, por se tratar de uma APU, esperamos uma performance gráfica melhor em relação aos modelos que temos atualmente.