COMPUTEX - ARM anuncia novo modelo de processador móvel Cortex-A12

Por Redação | 03 de Junho de 2013 às 01h14

No primeiro dia da Computex deste ano, a ARM anunciou seu novo modelo de processador móvel Cortex-A12, um intermediário entre o Cortex-A9 utilizado na versão 4G do Galaxy S4 e iPhone 5 e o Cortex-A15 do Nexus 10 e versão 3G do Galaxy S4. Basicamente uma evolução do Cortex-A9, o Cortex-A12 foi projetado para ser energeticamente mais eficiente que seu antecessor ao mesmo tempo que oferece um nível maior de performance. Ele é focado em smartphones e tablets entre US$ 200 e US$ 350.

Segundo o site CIO, o Cortex-A12 chegará ao mercado em meados de 2014 e concorrerá diretamente com o chip Intel Bay Trail, um SoC x86 que ainda será lançado e trará uma litografia de 22 nanômetros lado a lado com uma poderosa GPU. Outros concorrentes são a futura geração Airmont de 14 nanômetros, assim como os chips AMD que chegarão ao mercado em breve trazendo quatro núcleos de processamento pareados com chips gráficos AMD Radeon HD.

ARM

O Cortex-A12 é cerca de 30% mais rápido do que o Cortex-A9 ao mesmo tempo que consome cerca de 40% menos energia, boa notícia para a bateria desses dispositivos. Da mesma forma como acontece com o Exynos 5, é possível combinar cores Cortex-A12 com cores Cortex-A7 para alcançar um maior equilíbrio entre desempenho e autonomia de bateria com a implementação big.LITTLE, além de poder incorporar a nova GPU ARM Mali-T622 junto ao processador, uma evolução da Mali-400 utilizada no galaxy S3 e Galaxy Note II.

O que podemos esperar dos modelos equipados com Cortex-A12? Equipamentos mais baratos com um nível de performance aceitável. Naturalmente este novo chip não será potente como o Cortex-A15, mas traz a vantagem de consumir menos bateria, permitindo designs mais finos e leves e com uma maior autonomia. Esta é uma demanda de muitos usuários que possuem modelos de smartphones que não sobrevivem um dia fora da tomada.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.