COMPUTEX: AMD anuncia nova geração de processadores, placas de vídeo e APUs

Por Redação | 07 de Junho de 2013 às 15h48

A AMD aproveitou a Computex deste ano para anunciar as especificações de sua próxima geração de processadores, APUs (CPU e GPU em um mesmo chip) e placas de vídeo com algumas novidades bastante interessantes. Vamos começar falando um pouco dos novos processadores FX-9000, modelos baseados na mesma arquitetura Pilediver utilizada no FX-8350, com algumas melhorias em sua arquitetura e clocks mais altos.

Banner

Segundo o Sweclockers, esse novo modelo pode ser o conhecido rumor do FX-Centurion, uma promessa que rola na internet há algum tempo sobre um processador que viria rodando a 5,0 GHz por padrão. De fato, o FX-9000 roda a 4,8 GHz e traz um modo Turbo de 5,0 GHz, 8 MB de cache L2 (4x2 MB) e 8 MB de cache L3 compartilhado. Por pertencer à mesma família Vishera dos modelos anteriores e ter a mesma litografia de 32 nanômetros, ele será compatível com o soquete AM3+ das placas-mãe atuais.

Novos processadores

Se você ficou entusiasmado de poder fazer um upgrade sem grandes problemas é importante ter em mente duas coisas: um clock tão alto exige quantidades proporcionais de energia, o que no caso significam 220 watts de alimentação dedicados ao processador. Não temos ideia de como isso funcionará na prática, afinal essa é a maior TDP em stock que vimos até então, o que requer um sistema de refrigeração apropriado. Outro ponto é que lhe custará US$ 795 (R$ 1.705), preço bastante alto que coloca o FX-9000 entre os processadores mais caros que temos até então.

Confira uma entrevista feita pelo pessoal do WCCFTech:

A nova geração de APUs também foi anunciada, agora se tratando de uma arquitetura completamente nova em vez da tradicional Pilediver da geração Trinity e Richland, conhecida como Kaveri. Os cores agora serão baseados na arquitetura Steamroller, capaz de oferecer um aumento de 15% a 20% de desempenho por clock e um menor consumo de energia por utilizar o processo de 28 nanômetros, segundo o WCCFTech. Mais do que isso, esse será o primeiro modelo que fará uso do hUMA, uma nova arquitetura de memória que você pode saber mais clicando no link abaixo.

HSA hUMA
AMD Ruby

Foto: WCCFTech

Segundo a AMD, essa nova arquitetura fará uso massivo de pararelismo (utilizado em games e aplicações profissionais) e um uso mais inteligente da memória RAM do sistema, oferecendo uma experiência sem atrasos em jogos e aplicativos pesados, como editores de vídeo. Ainda não temos detalhes dessa nova geração, como quantos núcleos terá rodando a qual clock e qual a GPU equipará essas novas APUs, mas as informações do anúncio nos deixaram bastante otimistas.

Durante o evento, a AMD aproveitou para demostrar o que esperar do recém anunciado demo da Radeon HD 7990, placa de vídeo top de linha da empresa. A demostração foi feita rodando a nova versão do game Tomb Raider, um jogo que utiliza a engine da Crytek de terceira geração (CryEngine 3) e da tecnologia TressFX da empresa, que você pode conferir no vídeo acima.

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!