Três novas formas do seu negócio usar a nuvem em 2017

Por Colaborador externo | 15 de Dezembro de 2016 às 12h06

*Por Gene Marks

Sim, nós sabemos. Após anos ouvindo “nuvem, nuvem, nuvem” de nossos consultores de TI e geeks tecnológicos, já entendemos. Vemos aplicações baseadas em nuvem tendo bom desempenho. Elas são seguras. São fáceis de acessar. Podem ser atualizadas rapidamente e têm melhor suporte dos desenvolvedores de software que os produzem. A nuvem é real e estamos apenas começando. Os recursos baseados na nuvem de amanhã – do Microsoft Office 365 ao SQL Server – conectarão objetos inanimados, executarão tarefas automaticamente e tornarão nossas vidas mais fáceis.

Para muitos proprietários de pequenos negócios como eu, a nuvem já nos ajudou a guardar arquivos, comunicar com nossos clientes, colaborar com nossos empregados e nos permitiu pedir, faturar, recolher dinheiro e monitorar nossas empresas em qualquer situação a qualquer momento. Isso é notícia velha. Então, o que há de novo? Há três novas formas de usar a nuvem que estaremos utilizando num futuro próximo – como… no próximo ano? Considere estas ideias:

1. Transmitiremos muito vídeo, muito mais

O Facebook Live explodiu na cena com o vídeo Mamãe Chewbacca, que já foi visto mais de 150 milhões de vezes. Mas o Facebook Live não é a única plataforma de transmissão de vídeo disponível. A aplicação Periscope, do Twitter, registrou um enorme crescimento nos últimos anos e está prestes a decolar.

Além disso, o Azure Media Services da Microsoft oferece transmissão de vídeo de alta qualidade que permite que negócios atinjam audiências mais amplas por meio de dispositivos móveis, com recursos que melhoram a acessibilidade, distribuição e escalabilidade.

Grandes empresas agora estão utilizando essas plataformas de transmissão de vídeo para entregar – por meio da nuvem – todos os tipos de conteúdo e esclarecer suas comunidades sobre seus produtos e serviços. Essas aplicações baseadas em nuvem são como estações de TV gratuitas para quaisquer negócios que queiram tirar vantagem disso.

2. Eliminaremos a sobrecarga

À medida que as ferramentas de automatização baseadas em nuvem aumentam em popularidade, muitas tarefas tediosas de entrada de dados podem ser realizadas automaticamente, dando aos seus empregados tempo para se concentrar nas tarefas mais importantes. Clientes do Office 365 também estão vendo um aumento de produtividade e menos sobrecarga graças a ferramentas como o Microsoft Teams e o Planner, que amplia a colaboração sem aumentar a sobrecarga.

O Microsoft Flow também ajuda clientes a criar fluxos de trabalho automatizados entre seus apps e serviços para obter notificações, sincronizar arquivos, coletar dados e mais. Proprietários de negócios inteligentes sabem que a chave para crescer nos tempos bons e sobreviver nos tempos ruins é manter a sobrecarga baixa. Aplicações de automações estão fazendo exatamente isso, utilizando a nuvem.

3. Teremos informações em qualquer local e a qualquer momento

Obter relatórios automaticamente por e-mail como um anexo em PDF? Orgulhoso de você mesmo? Bem, bem-vindo a 2005. Isso é o jeito antigo! Aplicações de relatórios baseados na nuvem – como o Microsoft Power BI – também estão explodindo em popularidade.

O Power BI é uma suíte de ferramentas de análise corporativa que analisam os dados de sua empresa e compartilham insights que permitem que você monitore seu negócio e obtenha respostas rapidamente nos painéis de controle disponíveis em todos os seus dispositivos. Em um mundo baseado na nuvem, os dados estão mais prontamente disponíveis e acessíveis – e ainda mais facilmente do que se estivessem presos em milhões de servidores e PCs em todo o mundo.

Então, agora que os dados são fáceis de acessar, aplicações de relatórios baseados em nuvem podem encontrar essa informação, casá-la com outra informação baseada na nuvem e entregue a toda uma nova geração de relatórios usando dados de todos os tipos de diferentes fontes.

Dê adeus ao velho sistema e se prepare para obter dados dos consumidores não apenas de seu sistema, mas de sites de mídias sociais, bancos de dados de consumidores e outros recursos imediatamente e em seu smartphone.

Essas são apenas três novas formas de utilizar a nuvem que você estará adotando muito em breve. Prepare-se para um mundo muito melhor.

*Gene Marks é palestrante, colunista e proprietário de pequenas empresas.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.