Três desafios a serem superados na adoção da cloud

Por Colaborador externo | 11 de Agosto de 2016 às 06h19

Por Bruno Russo*

Aos poucos, ir para a nuvem deixou de ser uma ousadia para se tornar a escolha mais comum dentro do ambiente corporativo. O receio sobre a segurança dos dados no cloud computing foi superado e, as empresas começaram a analisar os benefícios e aumento de produtividade na adoção do serviço. Contudo, ainda existem pontos que merecem a atenção dos gestores de TI no momento de implementar projetos em cloud, como a conformidade em relação às normas e regulamentações, a escolha da melhor solução e a previsibilidade de consumo. Entenda os três desafios que os especialistas em tecnologia precisam superar para adequar a computação em nuvem às regras da empresa:

Desafio 1 – A conformidade técnica e de processos

Muitas organizações precisam seguir normas ou regulamentações específicas para atuarem de acordo com a legislação. Parte destas conformidades é responsabilidade do setor de TI garantir que sejam seguidas. Ao adotar uma solução em cloud, deve-se ter certeza de que o provedor siga boas práticas de mercado, além de compartilhar suas certificações com os clientes, de modo que estas possam ser inseridas no processo de validação que as empresas passam, perante as normas ou legislações necessárias. Para isso, uma pergunta tem que ser respondida de forma clara: Todas as conformidades técnicas que preciso atender são suportadas pelo meu fornecedor?

Desafio 2 – Lock-in

Muitas vezes, a escolha de uma marca se torna um grande desafio, devido à quantidade de produtos e serviços disponíveis no mercado de cloud. Nessa caminhada, é possível encontrar uma ou outra solução inovadora, entretanto, é indicado evitar aquela que é oferecida por um único provedor, já que são grandes as chances de surgir algum problema e, sendo assim, o trabalho para trocar de produto será ainda maior. Reforçando: soluções únicas devem ser evitadas.

Desafio 3 – Previsibilidade e Consumo

O pagamento pós-pago e sob utilização é algo muito atrativo e inovador que o cloud possibilita. Entretanto, é necessário gerir de forma saudável e efetiva os custos com soluções, já que os recursos técnicos são inúmeras vezes escaláveis de forma automática. O fato de ser escalável é muito bom, principalmente quando o serviço oferecido varia com a sazonalidade. No entanto, não são os únicos, já que os custos também são. Ou seja, antes de adotar qualquer solução com estas características, entenda muito bem o comportamento do ambiente, para que possa prever com maior exatidão os custos.

*Bruno Russo é especialista de produtos da Locaweb Corp, unidade corporativa da Locaweb

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.