Publicidade

SpaceX e Google fecham acordo para aliar internet de satélite e serviço na nuvem

Por| Editado por Patricia Gnipper | 13 de Maio de 2021 às 15h10

Link copiado!

SpaceX
SpaceX

A SpaceX segue com um cronograma agressivo para expandir sua megaconstelação de satélites Starlink, que poderão fornecer internet de alta velocidade para usuários em todo o mundo, mesmo em locais remotos. Agora, o serviço terá um grande impulso de novo parceiro: o Google comunicou nesta quinta-feira (13) o início de uma parceria que unirá os serviços de internet da empresa de Elon Musk aos recursos de computação na nuvem do Google Cloud.

Basicamente, a parceria permite que a SpaceX localize as estações Starlink em solo nas propriedades dos data centers do Google, fornecendo acesso à transmissão segura e de baixa latência proporcionada pelos mais de 1.500 satélites Starlink já lançados. O acesso acontecerá por meio do Google Cloud, cujas capacidades darão suporte à transmissão do serviço de internet da SpaceX para que, assim, clientes e outros tipos de negócios possam receber a conectividade e recursos na nuvem.

Agências do setor público, negócios em áreas rurais ou remotas e outras organizações costumam precisar de aplicações na nuvem ou de serviços, como inteligência artificial e machine learning. Assim, a conectividade da constelação da SpaceX é um caminho para essas organizações conseguirem enviar dados e aplicações para equipes em países e continentes de forma rápida e segura.

Continua após a publicidade

Gwynne Shotwell, presidente e diretor de operações na SpaceX, comentou a novidade: "a combinação da alta velocidade e baixa latência da rede Starlink com a infraestrutura e recursos do Google oferece conexão rápida e segura para organizações em todo o mundo", disse. Segundo um representante, a SpaceX instalará o primeiro terminal Starlink em um data center do Google em Ohio, e mais detalhes da parceria serão liberados nos próximos meses.

O acordo é uma aliança natural para a SpaceX e o Google. Até o momento, a SpaceX já lançou mais de 1.600 satélites e iniciou seu programa de testes beta da rede Starlink no ano passado. Já existem pelo menos 10 mil usuários no Canadá, Estados Unidos e alguns países da Europa, e cerca de 500 mil clientes já pagaram US$ 100 para terem prioridade quando o serviço chegar às suas regiões.

Elon Musk e a rede Starlink concorrem com o Projeto Kuiper, da Amazon, que tem o objetivo de lançar milhares satélites em uma órbita parecida com a dos satélites Starlink, também para oferecer internet em todo o mundo, bem como com a OneWeb, que já vem lançando algumas unidades de satélites com a mesma finalidade. Mas, agora, o acordo entre o Google e a SpaceX sinaliza mais um avanço da gigante da web em sua rivalidade com os serviços na nuvem que a Amazon oferece, que também têm a plataforma Azure, da Microsoft, como concorrente. No ano passado, a SpaceX fechou uma parceria semelhante com a empresa e, ao aliar os dados da nuvem desta plataforma com a banda larga Starlink, as duas empresas realizam uma espécie de "venda conjunta" para os clientes que compartilham.

Continua após a publicidade

Fonte: TechCrunch, The Verge, PR News Wire