Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Soluções de Disaster Recovery ainda engatinham para terem relevância no Brasil

Por| 28 de Agosto de 2017 às 20h05

Link copiado!

Soluções de Disaster Recovery ainda engatinham para terem relevância no Brasil
Soluções de Disaster Recovery ainda engatinham para terem relevância no Brasil

Por Rodrigo Radaieski e Karina Costa*

Ao longo dos anos e ainda mais recentemente, percebemos o crescimento no número de empresas que sofrem com algum tipo de interrupção severa em sistemas críticos na prestação de serviços devido a fatalidades como quedas de energia, indisponibilidade de links de dados ou incidentes de infraestrutura relativas a servidores ou data center. Para evitar prejuízos, muitos CIO’s começaram a buscar uma solução chamada Disaster Recovery. O DR, como é conhecido pelo mercado, é um conjunto de políticas e procedimentos que permite a recuperação da infraestrutura de tecnologia e sistemas vitais das empresas na sequência de um desastre. Com ele, é possível fazer uma análise de riscos, ameaças e vulnerabilidades no ambiente de TI da companhia e assim, estruturar um plano de continuidade do negócio envolvendo processos e os respectivos sistemas que os sustentam.

O serviço é ideal para corporações que buscam parceiros em nuvem pois auxilia a redução de riscos e custos, já que oferece replicação de dados, continuidade dos negócios em caso de danos e evita que o ambiente operacional sofra com lentidão se o sistema for derrubado.

De acordo com levantamentos de mercado, estima-se que 44% das empresas do mundo já passaram por alguma situação em que houve falhas ou danos aos dados. Além disso, 51% dos executivos de grandes empresas nunca ouviram falar ou pensaram em uma solução de contingência para seus negócios. Mesmo com essas porcentagens elevadas, aqui no Brasil, muitas empresas ainda resistem a implantação desta solução.

Continua após a publicidade

Mas para adotar este tipo de solução é necessária uma consultoria que trabalhe alguns conceitos onde é possível mapear que tipo de falhas realmente possam impactar os negócios, identifique o que gera perda financeira e o que pode trazer uma imagem negativa para a empresa.

A resistência na contratação deste tipo de solução já é bastante conhecida pelo mercado brasileiro. Antigamente, o DR era uma regra de compliance fundamental para grandes entidades financeiras, mas possuía um custo muito elevado por conta de toda a infraestrutura que era necessária. Atualmente, com tecnologias recentes e o cloud computing, fez com que esse custo fosse reduzido, permitindo que a solução esteja cada vez mais acessível para as empresas.

Porém, muitos empresários ainda adquirem o DR com o pensamento de que se contrata um produto estático. A tecnologia hoje disponível apenas torna mais acessível a realização de Disaster Recovery, no entanto, isto é apenas parte de um plano de continuidade de negócios a ser elaborado e atualizando constantemente pelas empesas. O Plano de Continuidade de Negócios visa deixar claro quais sistemas e soluções terão continuidade, os passos e procedimentos para ativar e retornar um Disaster Recovery, o tempo de execução de cada fase e quais os responsáveis por cada um dos passos. Por último, mas ainda sim fundamental, é validar e testar este plano pelo menos duas vezes por ano.

Por isso, se faz cada vez mais necessário que empresários e CIO’s estejam atentos às possibilidades e benefícios que o Disaster Recovery pode trazer aos negócios da empresa. Tratar a segurança dos dados de forma negligente pode acarretar em prejuízos incalculáveis. Com um serviço de DR funcionando a todo vapor, esse risco diminui e garante a continuidade dos negócios.

Continua após a publicidade

*Rodrigo Radaieski é gerente de cloud gerenciado e Karina Costa é executiva de contas da Mandic Cloud Solutions.