Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Serviços mundiais de segurança baseados em nuvem devem crescer 21% em 2017

Por| 07 de Julho de 2017 às 07h00

Link copiado!

Serviços mundiais de segurança baseados em nuvem devem crescer 21% em 2017
Serviços mundiais de segurança baseados em nuvem devem crescer 21% em 2017

De acordo com as últimas previsões do Gartner, os serviços mundiais de segurança baseados em nuvem seguirão em crescimento, atingindo os US$ 5,9 bilhões até o final do ano, o que significará um aumento de 21% em comparação com 2016. Esse crescimento será ainda maior do que o observado no mercado de segurança da informação, que alcançará US$ 9 bi até 2020.

De acordo com Ruggero Contu, diretor de pesquisas do Gartner, “gerenciamento de acesso e identidade (IAM) e segurança de web e e-mails continuam sendo as três prioridades em nuvem das organizações”. Ele explica que “os principais serviços direcionados a elas, incluindo o gerenciamento de eventos e informações de segurança (SIEM) e IAM, além de serviços em ascensão, apresentam o mais significativo potencial para crescimento”. Ainda segundo o executivo, “as ofertas emergentes estão entre os segmentos de rápida expansão e incluem capacitação de inteligência de ameaças, sandboxes de malware e criptografia de dados baseados em nuvem, gerenciamento de proteção de endpoint, inteligência de ameaças e firewalls para aplicações da web”.

As pequenas e médias empresas têm papel importante nesse desenvolvimento à medida em que seus líderes passam a ficar mais conscientes quanto às ameaças de segurança. O setor também tem percebido que adotar aplicações em nuvem proporciona oportunidades para se reduzir custos, especialmente se considerar equipamentos de segurança de energia e refrigeração que são baseados em hardware, além do espaço usado para data centers.

Mas o setor corporativo também influencia o crescimento, sendo que a nuvem pública será o principal modelo de entrega para mais de 60% das aplicações de segurança até o final de 2017. Ainda segundo o Gartner, o crescimento desse mercado apresenta oportunidades e também desafios aos fornecedores, havendo a necessidade de os provedores se adaptarem para uma mudança no modelo de negócios para entrega em nuvem. “Por um lado, a nova demanda está impulsionando o crescimento. Por outro, novas dinâmicas competitivas e práticas alternativas de precificação ameaçam os modelos tradicionais de negócios”, opina Contu.

Continua após a publicidade

O tema será debatido na Conferência Gartner Segurança & Gestão de Risco, que acontecerá nos dias 08 e 09 de agosto em São Paulo e contará com especialistas que explicarão os benefícios operacionais, de custos e de segurança contra ameaças, e como a pressão dos funcionários está guiando o crescimento do mercado.