OpenStack Foundation cria exame para ajudar empresas a acharem talentos em cloud

Por Rafael Romer | 25 de Abril de 2016 às 11h05

De Austin, Texas*

A OpenStack Foundation anunciou nesta segunda-feira (25), durante a abertura da conferência anual OpenStack Summit, em Austin, no Texas, o lançamento de seu novo exame virtual de avaliação online para administradores em OpenStack, o Certified OpenStack Administrator (COA). O teste tem como objetivo ajudar empresas a identificarem talentos qualificados para aplicação de computação em nuvem e OpenStack em suas organizações.

OpenStack é umas das plataformas de código aberto mais utilizadas por pequenas, médias e grandes organizações para a implementação e integração de sistemas de computação em nuvem, e tem acelerado a demanda por novos profissionais capacitados na tecnologia conforme ganha espaço no mercado.

De acordo com dados da plataforma norte-americana de busca de empregos Indeed, o número de vagas que buscavam por capacitação em OpenStack cresceu em mais de 50% entre dezembro de 2014 e 2015. Nos Estados Unidos, a média de salário de profissionais de TI capacitados em nuvem deverá crescer 4,6% neste ano, atrás apenas da especialização em ERP, de acordo com o levantamento anual IT Salary Survey, promovido pela ComputerWorld.

"Como qualquer grande mudança de panorama tecnológico, a computação em nuvem tem desafiado companhias e reabilitar engenheiros e redefinir suas culturas e processos. O exame COA criará um alvo para administradores de nuvem, que estão em alta demanda conforme o número de organizações adotando OpenStack continua a crescer", comentou Jonathan Bryce, diretor executivo da OpenStack Foundation.

O teste foi desenvolvido em parceria com empresas colaboradoras do código OpenStack e já pode ser aplicado virtualmente através do marketplace de treinamento da fundação. Empresas como Canonical, Firefly, Hewlett-Packard Enterprise, Linux Foundation, Mirantis e Rackspace também oferecerão cursos de treinamento em administração OpenStack além da aplicação do exame.

O lançamento do exame de avaliação em capacitação em OpenStack foi anunciado pela primeira vez em outubro do ano passado, durante a OpenStack Summit em Tóquio. O teste faz parte da iniciativa OpenStack Academy, um novo espaço criado pela OpenStack Foundation dedicado a workshops e treinamento intensivo no uso da tecnologia.

*O repórter viajou a convite da OpenStack Foundation

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.