Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Microsoft quer acelerar adoção da blockchain entre empresas

Por| 10 de Agosto de 2017 às 13h45

Link copiado!

Microsoft quer acelerar adoção da blockchain entre empresas
Microsoft quer acelerar adoção da blockchain entre empresas
Tudo sobre Microsoft

Tornar as empresas mais conectadas e seguras é uma das intenções da Microsoft com a Coco Framework, uma iniciativa em desenvolvimento que vai fomentar o uso da blockchain no mercado corporativo. Com lançamento previsto para 2018, a solução vem com o objetivo de tornar essa tecnologia mais rápida e, acima de tudo, segura, para construção de bancos de dados distribuídos.

No anúncio, feito nesta quinta-feira (10), a Microsoft explicou que a Coco – uma abreviação de Consórcio Confidencial, no termo em inglês – será a base de todas as implementações de blockchain para o mercado corporativo daqui em diante. Trabalhando lado a lado com os times do Azure, outra de suas tecnologias empresariais, a ideia da companhia de Redmond é “transformar a indústria”.

É uma ambição alta, que está de acordo com a empolgação cada vez maior do mercado com esse tipo de coisa. O sistema de blockchain é usado, hoje, principalmente, para regular as transações e criação de Bitcoins. O registro de atividades é compartilhado com todas as máquinas que fazem parte do processo e são comparadas frequentemente, como forma não apenas de rastrear os negócios, mas também para evitar fraudes e manipulação.

Por conta disso, o sistema ganhou a atenção de bancos e instituições financeiras, que confiam nesse método para reduzir o estresse de muitos de seus processos mais pesados. É justamente nisso que a Microsoft está de olho, fomentando a utilização da tecnologia de blockchain não apenas para esse setor, mas também para qualquer outra empresa que precise de aplicações de alta disponibilidade e com processamento de grandes volumes.

Continua após a publicidade

Entretanto, uma das maiores vantagens da tecnologia é também seu calcanhar de aquiles. Por compartilhar os registros com todos os participantes da rede, a tecnologia também acaba sendo pouco segura, principalmente quando falamos em dados confidenciais como os usados por bancos e instituições financeiras. É justamente aí que se concentra o trabalho de tais companhias, e agora, também da Microsoft.

A Coco Framework permite que administradores controlem o fluxo de dados e limitem exatamente quem pode ver o que. Isso acontece sem que o sistema, como um todo, fique mais lento ou menos confiável, sendo capaz de processar cerca de 1.600 transações por segundo.

Desenvolvida em parceria com a Intel e compatível com todos os tipos de blockchains disponíveis no mercado, a tecnologia deve ser liberada de graça, pelo menos inicialmente, como forma de fomentar sua aplicação prática e a localização dos pontos onde melhorias são necessárias. Além disso, claro, é uma forma de atrair mais corporações para o ecossistema Azure, esse sim, pago.

Ao anunciar a iniciativa, a Microsoft também revelou alguns dos nomes que já estão nesse barco. De acordo com a empresa, nomes como JPMorgan Chase & Co, Corda, Quorum e o consórcio de bancos R3, além da própria Intel, estão entre as primeiras empresas dispostas a aplicar a Coco Framework em seus processos.

Continua após a publicidade

Fonte: Reuters