Microsoft libera download de ferramentas de segurança na nuvem

Por Redação | 06 de Abril de 2016 às 13h01

Conforme o prometido, a Microsoft liberou nesta semana o download da suite Cloud App Security, um serviço que promete dar mais controle aos administradores de TI na criação de sistemas de segurança na nuvem. Gratuito, o conjunto de ferramentas pode ser instalado na estrutura interna ou externa e se integra a algumas das principais plataformas do mercado.

Por meio da solução, os departamentos de tecnologia podem criar rotinas de acesso e monitoramento. Dá, por exemplo, para saber quais aplicativos estão sendo utilizados em tempo real por cada um dos usuários conectados, além de definir exatamente quem terá acesso a quais softwares, bloqueando o acesso a outros. Outras configurações e limitações de utilização também podem ser implementadas como parte da solução.

A Microsoft promete que o Cloud App Security é capaz de se integrar completamente a serviços como o Dropbox, Google Apps e Salesforce, além das infraestruturas online da Amazon e do Google, e também suas próprias, por meio do Azure e pacotes como o Office 365. Além disso, existe também suporte a firewalls e sistemas de segurança externos de alguns dos principais players do mercado.

A ideia é que as companhias implementem a solução de forma rápida e simples, mas acima de tudo, sem que ela interfira nos sistemas que já estão em funcionamento. Era esse o ideal da Adallom, companhia que desenvolvia o software originalmente, e que foi comprada pela Microsoft em 2015. Em fevereiro, a companhia de Redmond anunciou que a liberação do Cloud App Security seria o primeiro efeito dessa aquisição.

Para a Microsoft, o objetivo é ampliar o rol de ferramentas no segmento de cloud computing e continuar fazendo frente a outros nomes do setor. Com a liberação da tecnologia, ela se coloca como rival da Netskope e da Elastica, por exemplo, algumas das principais fornecedoras de soluções de segurança em cloud computing do mercado.

Fonte: Microsoft

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.