iCloud Drive chega para Windows, mas não para Mac

Por Redação | 19 de Setembro de 2014 às 16h40

Os usuários do Windows poderão utilizar o iCloud Drive, serviço da Apple de armazenamento na nuvem, a partir de seus PCs. O que mais chamou a atenção sobre esse lançamento é o fato da versão para o sistema operacional da Microsoft chegar primeiro que para os usuários de Mac OS.

Nesta quarta-feira (17), a Apple disponibilizou em sua nova página de suporte o lançamento da versão do iCloud Drive para Windows. O serviço funciona de maneira similar ao Google Drive, OneDrive, Dropbox e outros serviços de armazenamento compatíveis com o Windows, segundo o The Verge.

No entanto, os usuários do Windows que desejam utilizar o serviço em seus computadores precisarão estar com seu dispositivo Apple atualizado com o iOS 8, disponibilizado oficialmente para o público também nessa quarta-feira. Após o download do software (que você pode fazer clicando aqui), o processo de instalação solicitará a reinicialização do PC. Feito isso, o iCloud para Windows pedirá para que você realize o login com o seu ID Apple. Na interface do programa, você poderá escolher quais itens deseja sincronizar com o iCloud Drive, como fotos, vídeos e outros arquivos.

Ao abrir o Windows Explorer, tanto no Windows 7 quanto no Windows 8, será possível ver um ícone do iCloud Drive como uma nova pasta, muito semelhante ao que acontece com os demais serviços, como o OneDrive. É importante ressaltar que não necessariamente todos os documentos armazenados no iCloud Drive diretamente pelo PC estarão disponíveis em todos os dispositivos da Apple. Não existe ainda nenhum aplicativo do iOS 8 que permita visualizar ou acessar os arquivos online vindos do Windows no serviço de armazenamento da Maçã. Isso pode parecer um tanto confuso, mas apenas alguns aplicativos de terceiros que já foram atualizados para o iOS 8 suportam o recurso e são capazes de exibir arquivos específicos do iCloud Drive.

iCloud Drive

Para disponibilizar o serviço de armazenamento no iPhone e no iPad, é necessário entrar em Ajustes, depois em iCloud e ativar a opção iCloud Drive. Também é possível selecionar os aplicativos que você deseja usar para armazenar seus dados no iCloud Drive.

Os usuários de Mac OS ainda terão que esperar para terem em seus computadores o software do iCloud Drive. Isso porque a versão para Yosemite ainda está em fase beta e não deve estar finalizada até o terceiro trimestre.

Segundo o Ars Technica, o iCloud para Windows possui mais limitações do que as versões para Yosemite e iOS. Por meio do Windows não é possível utilizar o recurso de sincronização de senhas, por exemplo. Além disso, também não é possível usar o recurso "Find My Device" (Encontrar Meu Dispositivo) e sincronizar dados do app Notas.

Mesmo diante das limitações, o iCloud Drive entrou diretamente na briga do mercado de armazenamento na nuvem. Porém, a Apple claramente precisa trabalhar mais para desafiar os rivais como Dropbox, OneDrive e Google Drive.

Fonte: http://www.cnet.com/news/icloud-drive-hits-windows-ahead-of-mac/#ftag=CAD590a51e

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.