Google Cloud terá serviço para autenticação na nuvem

Por Redação | 11 de Janeiro de 2017 às 17h26

O Google anunciou nesta quarta-feira (11) o lançamento de um novo serviço para gerenciamento de chaves de autenticação em nuvem, apelidado de Google Cloud Key Management Service (Cloud KMS).

Focado em indústrias altamente regulamentadas, como o setor bancário e ou de saúde, o serviço permitirá a criação, uso e destruição de chaves de criptografia para serviços na nuvem. Tradicionalmente, esse tipo de chave é guardado on premise por empresas, mas a migração cada vez mais frequente de workloads corporativos para a cloud tem motivado mais organizações a migrarem também suas chaves de criptografia para outros ambientes.

O serviço substituirá uma antiga opção simplificada da KMS, que proporcionava a apenas a criação de chaves de criptografia na nuvem do Google. De acordo com Maya Kaczorowski, gerente de produtos do Google Cloud, o serviço tem potencial de armazenar "centenas de milhões" de chaves e será cobrado por chave (US$ 0,06 por chave ativa por mês) e por uso (US$ 0,03 por chave por 10 mil operações).

Com o serviço, a empresa complementa seu portfólio de nuvem para reforçar a competição pelo setor. Opções semelhantes já eram oferecidas há algum tempo pelas concorrentes Amazon Web Service, com o AWS Key Management Service, e Microsoft Azure, com o Azure Key Vault.

O serviço será disponibilizado em fase Beta para algumas regiões – que, por enquanto, não incluem o Brasil.

Via: TechCrunch

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.