Empresas se juntam contra acordo de US$ 10 bilhões do Pentágono com a AWS

Por Wagner Wakka | 06 de Julho de 2018 às 07h40
Tudo sobre

Amazon

Saiba tudo sobre Amazon

Ver mais

Empresas de tecnologia estão se juntando para enfrentar uma decisão do Pentágono em fechar um contrato de US$ 10 bilhões para a utilização do serviço de nuvem Amazon Web Service (AWS). Oracle, SAP, General Dynamics, Red Hat, VMware, Microsoft, IBM, Dell Technologies e Hewlett Packard se juntaram contra a decisão do governo de contratar apenas um fornecedor para o serviço.

Segundo levantamento da Bloomberg, entre quem teve acesso a e-mails trocados entre o grupo, apenas Oracle, Microsoft e IBM teriam capacidade de concorrer na competição. As outras empresas entraram no processo para pedir que o Pentágono revise a ideia de trabalhar com fornecedor único; algumas delas possuem contratos militares com o serviço, os quais podem ser prejudicados com o novo acordo.

Em março, o Pentágono abriu a concorrência para a contratação de serviços em nuvem para passar várias informações sigilosas de dados locais em ambiente de nuvem. Não só a empresa escolhida precisa fazer a transferência de todos os dados, mas também garantir ferramentas de segurança, por se tratar de arquivos sigilosos. Embora tenha negociado o contrato bilionário com a AWS, o órgão apenas vai fechar o acordo em setembro depois de revisar todos os parâmetros exigidos.

Participe do nosso Grupo de Cupons e Descontos no Whatsapp e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Como forma de combater a decisão, o grupo tem entrado em contato com outras empresas de tecnologia, acionando políticos e jornalistas alegando que a medida pode ser um passo forte da AWS em direção ao monopólio. Com isso, o grupo já conseguiu suspender o orçamento voltado ao projeto até que o Pentágono possa comprovar que o processo de licitação exige que seja voltado apenas a um único fornecedor, ou se vale a pena usar múltiplos provedores de nuvem.

Fonte: SFGATE

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.