Publicidade

Empresas de serviço em nuvem se unem ao Cloudflare para derrubar custo de banda

Por| 28 de Setembro de 2018 às 08h47

Link copiado!

Empresas de serviço em nuvem se unem ao Cloudflare para derrubar custo de banda
Empresas de serviço em nuvem se unem ao Cloudflare para derrubar custo de banda

Um grupo de empresas se uniu para tentar diminuir o custo de banda de para serviços em nuvem. Chamado de Bandwidth Alliance, a iniciativa é encabeçada pela Cloudflare e tem como objetivo baixar o valor do tráfego de informação ou mesmo retirar esse custo.

A aliança conta com Automattic, Backblaze, Digital Ocean, DreamHost, IBM Cloud, Linode, Microsoft Azure, Packet, Scaleway e Vapor. A ideia é que elas, juntas, negociem descontos e retirada de custos para transações entre si. Com isso, se um usuário fizer a retirada de qualquer arquivo de seus servidores via Cloudflare, pode não pagar nada por esse tráfego. Algumas delas oferecem apenas descontos de até 75% para o serviço.

O segredo para convencer tais empresas a derrubarem os custos está no fato de que a Cloudflare hoje tem servidores espalhados em vários países pelo mundo, permitindo que não precise passar por uma linha terceirizada para entregar o arquivo ao consumidor final. Assim, eles conseguem oferecer um serviço mais barato a ponto de não valer a pena cobrar do usuário.

Assim, a empresa está usando uma tecnologia de roteamento em Argo, a qual é capaz de identificar o melhor caminho entre servidor e usuário para que a informação chegue da forma mais barata e rápida.

Continua após a publicidade

Em entrevista ao TechCrunch, o CEO da Cloudflare, Mather Prince, afirmou que a ideia ainda está em fase de discussão, mas deve ganhar mais adeptos no futuro, sendo que ele espera fortes reduções no mercado nos próximos anos.

O principal desafio dele, contudo, é que nem a Amazon nem a Google toparam entrar na aliança. A empresa de Jeff Bezos tem o AWS, a sua própria rede de serviços em nuvem que vende para consumidores interessados.

Contudo, isso não é um impeditivo para que empresas do ramo aceitem entrar na ideia de Prince. A Microsoft, por exemplo, tem um dos serviços mais consolidados com o Azure e aceitou a aliança da Cloudflare.

Apesar da negativa da Amazon e Google, Prince disse que a aliança permanece aberta para quaisquer empresas, grande ou pequena, que queriam conhecer o negócio.

Continua após a publicidade

Fonte: Cloudflare