Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Dropbox lança ferramenta de sugestão de arquivos

Por| 03 de Maio de 2019 às 09h23

Link copiado!

DepositPhotos
DepositPhotos
Tudo sobre Dropbox

O Dropbox começa a liberar nesta semana uma ferramenta de sugestão de arquivos que promete agilizar o acesso aos dados de que o usuário precisa. Disponível na versão web do serviço, o recurso vai usar machine learning para entender o que é acessado com mais frequência pelo utilizador e também outros dados históricos, de forma a entregar em uma aba especial, na home, aquilo que ele pode estar buscando.

De acordo com o Dropbox, não se trata apenas de um novo nome para a seção “Recentes”, já disponível na plataforma, e sim uma forma mais inteligente de dar acesso aos arquivos. A forma como o usuário acessa e baixa ou realiza upload de arquivos será levada em conta para, por exemplo, exibir relatórios financeiros mensalmente, no dia do pagamento das contas, ou um trabalho em andamento que é modificado diversas vezes ao dia, tudo com um único clique.

A novidade estava em testes há algumas semanas e agora deve aparecer para todos os usuários da plataforma, inclusive no Brasil, mesmo que apenas em sua versão web. A iniciativa faz parte de um projeto do Dropbox baseado em inteligência artificial, que deve trazer novos recursos desse tipo para o sistema e facilitar o acesso dos usuários aos dados disponíveis na nuvem.

Continua após a publicidade

Entretanto, apesar de todos os usuários potencialmente terem acesso à novidade, nem todos podem vê-la em funcionamento. De acordo com a empresa, a aparição ou não depende da maneira com a qual cada utilizador trabalha com o Dropbox: aqueles que fazem mais buscas por arquivos ou possuem diferentes pastas e métodos de organização devem observar o recurso em funcionamento, enquanto quem usa a nuvem apenas como um depósito de arquivos, por exemplo, podem nem mesmo precisar dela.

Outras funcionalidades decorrentes destes esforços são as melhorias na ferramenta de busca e os filtros que permitem uma melhor organização dos arquivos. Além disso, em nota não relacionada, o Dropbox também liberou recentemente sua tão aguardada integração com a Google, permitindo que arquivos do Docs, Sheets e outros softwares da gigante possam ser editados diretamente a partir da nuvem, com atualização automática em uma pasta compartilhada e todos os recursos usuais de colaboração.

Como dito, a novidade estará disponível apenas na versão web do Dropbox e deve permanecer assim por algum tempo. De acordo com a empresa, entretanto, existem planos de expandir o sistema de sugestão de arquivos também para os aplicativos do serviço, mas isso ainda não tem previsão para acontecer.

Fonte: Dropbox