Computação em nuvem cresce 20% no Brasil durante primeiro semestre

Por Redação | 07 de Novembro de 2017 às 12h22
DepositPhotos/buchachon_photo

A computação em nuvem vive um momento de alta procura por empresas em todo o mundo. No Brasil, a tendência também está sendo mantida. De acordo com um levantamento realizado pela Locaweb, a procura pela tecnologia aumentou 20% apenas no primeiro semestre deste ano, comparado ao mesmo período do ano anterior. O resultado é bastante animador, visto que, apesar do cenário de recessão econômica, as empresas mantiveram o investimento na área.

A crescente procura pela computação em nuvem se deve às vantagens de redução de custos e maior agilidade na entrega de soluções para clientes e parceiros. Por conta disso, o investimento das empresas nesta tecnologia deve aumentar 40% em 2018 em toda a América Latina, de acordo com dados da IDC. Para 2020, os números devem ser ainda mais positivos, e o Brasil desempenha um papel importantíssimo no crescimento da procura por soluções de cloud computing.

As pequenas e médias empresas ajudaram consideravelmente a impulsionar o aumento na procura por soluções na nuvem. Neste ano, a Locaweb viu um crescimento de 50% na procura de PMEs por seus serviços de servidor na nuvem. Para a prestadora de serviços, as empresas menores representam cerca de 41% da estrutura da marca corporativa. Estas empresas buscam os serviços de cloud computing devido a capacidade de processamento e tráfego, que são significativamente superiores ao de uma empresa especializada.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Outras vantagens que levam as empresas a optarem por serviços na nuvem incluem a eficácia e rapidez na solução de problemas e falhas críticas e o preço, que é inferior ao de um servidor dedicado configurado para processar dados e permitir acesso a arquivos e execução de softwares de maneira remota.

Os serviços de nuvem têm puxado o crescimento de empresas de tecnologia no país, como é o caso da Locaweb e também da SAP. A multinacional alemã afirmou durante o anúncio dos seus resultados financeiros do terceiro trimestre fiscal de 2017 que o desempenho das aplicações em nuvem tem sido o grande destaque da empresa. A receita com valor total de contratos em cloud computing também aumentou em dois dígitos quando comparado ao mesmo período de 2016.

Fonte: Bit Magazine

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.