Composer: Dropbox testa nova ferramenta para concorrer com Google Docs e Evernote

Por Redação | 08 de Abril de 2015 às 12h52

Na última sexta-feira (03), um produto misterioso chamado "Project Composer" apareceu no Product Hunt, uma comunidade online que permite compartilhar e comentar as mais recentes aplicações móveis, websites, projetos de hardware e criações tecnológicas.

O Composer parecia uma espécie de ferramenta de produtividade online semelhante ao Evernote ou Google Docs, e ficou disponível por um breve período de tempo antes que os usuários deixassem de ter acesso a ele.

De acordo com os usuários que testaram a novidade, o Composer é uma ferramenta de anotações que permite que várias pessoas editem e compartilhem arquivos simultaneamente. Ele permitiria aos usuários do Dropbox criar e editar documentos no local, sem ter que fazer esse trabalho em um processador de texto separado para depois salvá-lo no Dropbox.

Dropbox Composer

Imagem: Reprodução / TechCrunch

Ficou claro que a empresa deixou o seu projeto secreto vazar acidentalmente, uma vez que ele estava hospedado no domínio Dropbox.com e exigia uma conta no Dropbox para acessá-lo. A companhia se recusou a comentar o assunto na semana passada.

Porém, o Business Insider conseguiu falar com o chefe de produtos da Dropbox, Ilya Fushman, na última segunda-feira (06) e ele confirmou que o Composer é realmente um dos novos produtos que a empresa está testando. "Nós estamos sempre testando novos produtos. Estamos sempre trabalhando em um monte de coisas – e essa é uma delas", disse o executivo.

Apesar de dizer que está animado em compartilhar as novidades na plataforma do Product Hunt, Fushman se recusou a fornecer um cronograma específico para o Composer. Ele disse que a Dropbox normalmente testa seus novos produtos com milhares de clientes antes de liberá-los oficialmente, tudo para ter certeza que ele irá se adaptar ao mercado. "Queremos que as pessoas usem a ferramenta e ofereçam um feedback", disse Fushman. "Podemos descobrir do que as pessoas gostam ou não".

Há cerca de um ano, a Dropbox comprou a startup Hackpad, que cria sistemas de edição colaborativa online, e também a CloudOn, cujo software móvel permite a edição de documento. Essas aquisições sempre sugeriram que a empresa poderia produzir um produto realmente impressionante.

Parece que ainda vamos ter que aguardar um pouco mais para saber detalhes sobre o Composer, e até que ponto ele vai incomodar os gigantes Evernote e Google.

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!