Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Comparativo: qual o melhor serviço de armazenamento na nuvem?

Por Redação | 21 de Junho de 2016 às 13h17

Link copiado!

PUBLIEDITORIAL
Comparativo: qual o melhor serviço de armazenamento na nuvem?
Comparativo: qual o melhor serviço de armazenamento na nuvem?

* Conteúdo patrocinado

Como você guarda seus arquivos importantes: em pen drives? Em HDs externos? O que aconteceria se, um dia, seu HD externo queimasse ou seu pen drive sumisse? Se você nunca se preocupou em fazer cópias de segurança, certamente perderia esse conteúdo para sempre.

Talvez você não saiba, mas existe uma tecnologia que garante que o seu conteúdo mais precioso nunca se perca. É o tal "armazenamento na nuvem", que você já deve ter ouvido falar por aí. Esse termo tem um sentido figurado: é claro que seus dados não estarão armazenados em uma nuvem solta no céu, mas os inventores dessa solução lançaram mão dessa analogia para dizer que o conteúdo estará em um lugar muitas vezes desconhecido, virtual, mas sempre acessível quando preciso. E o principal: tem toda a proteção necessária para que a informação nunca se perca ou seja acessada por pessoas não autorizadas.

Existem várias soluções em nuvem disponíveis no mercado, sendo o Google Drive, o Dropbox e o OneDrive as mais utilizadas. Mas, qual delas é a melhor?

Alguns fatores devem ser levados em consideração na hora de escolher o melhor serviço de hospedagem na nuvem. Em resumo, todos os três oferecem bons níveis de segurança e a garantia de que seus arquivos nunca serão perdidos, uma vez que todos contam com redundância (ou seja, o armazenamento do mesmo conteúdo em locais diferentes para que, caso um problema aconteça em um dos data centers, os dados ainda podem ser recuperados a partir de um outro ponto). Mas também há diferenças.

Compartilhamento

As três soluções oferecem compartilhamento sem muito estresse. Crie um link para qualquer pasta ou arquivo (seja grande ou pequeno) em seu Dropbox, OneDrive ou Google Drive e envie para qualquer pessoa, até para quem não tem conta no serviço. As três soluções também simplificam o trabalho em equipe, já que tudo o que for salvo numa pasta compartilhada é atualizado instantaneamente nos dispositivos de todos da equipe.

Compatibilidade

Todos os três serviços funcionam nos principais sistemas operacionais, incluindo os móveis (apenas o Google Drive não funciona no Windows Phone). O OneDrive sai na frente aqui para usuários Windows, uma vez que ele já vem pré-instalado na versão 10 e funciona bem em todos os dispositivos.

Limites

Outra questão a ser observada é: quanto espaço você terá disponível nas diferentes contas? Hoje, o Google Drive oferece 15 GB gratuitos para os usuários; o Dropbox oferece 5 GB; enquanto o OneDrive também oferece 5 GB gratuitos. Mas, caso você precise de mais espaço, pode conseguir 1 TB no Google Drive ou no Dropbox por R$ 34,00/mês, ou R$ 24,00 por 1 TB no OneDrive com a vantagem de poder usar os aplicativos do Office (Word, Excel, PowerPoint, Skype e outros) em seu PC, Mac ou iPad assinando o serviço chamado Office 365. A vantagem nesse caso é que, além de sair mais barato, você tem acesso às ferramentas que todo mundo usa para editar documentos, fazer apresentações, email e muito mais. Junto com o Office 365 você ainda ganha 60 minutos por mês via Skype para ligações para telefones fixos, o que pode ajudar a economizar um pouco na conta.

Extras

Conforme já comentado no ítem acima, a solução da Microsoft tem a vantagem de oferecer os aplicativos do Office integrados à assinatura mensal ou anual (sendo a anual a mais vantajosa). Da mesma forma, o Google Drive oferece integração com os apps similares do Google, como o Documentos, Planilhas e Apresentações. Já o Dropbox fica para trás nesse quesito, uma vez que não oferece esse tipo de facilidade.

Planos para empresas

Google Drive, Dropbox e OneDrive oferecem planos diferenciados para empresas, normalmente com preços mais atrativos para várias contas. Mas o nosso foco, aqui, é o usuário doméstico. Portanto, essa questão ficará de fora do nosso comparativo.

Conclusão

A concorrência nesse setor é acirrada e a briga para oferecer preços mais baixos e serviços extras é cada vez maior. Avaliando esses quatro quesitos, fica clara a superioridade do OneDrive frente aos dois concorrentes por oferecer extras (pacote Office) e oferecer o pacote mais barato para armazenamento de 1 TB. Além disso, conta com o selo Microsoft, que dá uma certa tranquilidade de que o conteúdo armazenado está em boas mãos. Se você gostou desse comparativo e quer experimentar o OneDrive, é só acessar esse link para assinar o seu Office 365 e já baixar direto pelo site da Microsoft Store.