AWS rodará metade de sua infraestrutura em energia sustentável até final de 2017

Por Rafael Romer | 30 de Novembro de 2016 às 10h00

De Las Vegas, Estados Unidos*

A gigante de setor de cloud Amazon Web Services (AWS) deverá rodar metade de sua infraestrutura global de data center em fontes renováveis de energia até o final do ano que vem, anunciou o vice-presidente e distinguished engineer da empresa, James Hamilton, na noite desta terça-feira (30), durante sua keynote pré-AWS re:Invent.

Hoje, a AWS já roda cerca de 40% de sua infra em fonte renováveis de energia e antecipa que deve atingir a marca de 45% até o final do ano. Em abril do ano passado, a empresa registrou o primeiro grande marco de seu plano de sustentabilidade, quando 25% de toda a infra da companhia já rodava em energia "verde".

De acordo com Hamilton, a expansão gradual se deve às diferentes condições das regiões em que as zona de disponibilidade da AWS estão no mundo. Em algum lugares como no site de Oregon, nos Estados Unidos, 100% do ambiente já é sustentável. "Ainda assim, muitos clientes querem usar uma infraestrutura próxima dos seus dados, por várias razões, e alguns destes lugares não estão entre os mais limpos", comentou o executivo.

Hamilton se diz confiante de que a empresa conseguirá atingir a próxima meta estabelecida e ressaltou os recentes esforços da AWS para o suporte do projeto. A organização já tem cinco projetos de "usinas" de energia eólica em diferentes regiões dos Estados Unidos atualmente – a última delas revelada em outubro, que será construída em Ohio e terá capacidade de gerar 530.000 MWh a partir de dezembro de 2017.

Além da infra eólica, a companhia também revelou neste mês que deverá construir outras cinco "fazendas" de energia solar no estado norte-americano da Virgínia, onde está o maior e mais antigo data center da empresa. O valor total dos investimentos não foram revelados, no entanto.

*O jornalista viajou a convite da Amazon Web Services

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.