Virtualização e cloud computing estão relacionados?

Por Colaborador externo | 19 de Dezembro de 2013 às 02h55

Por Luiz Alcoba*

Virtualização e Cloud Computing são conceitos que estão relacionados, mas isso não significa que eles dizem respeito à mesma coisa. A interligação deles ocorre porque na implantação atual de cloud, geralmente ocorre a virtualização de servidores. Entretanto, essa não é uma regra. É possível obter uma solução de cloud computing utilizando apenas máquinas físicas, mas não é o mais comum, nem o mais eficiente e vantajoso.

Isso porque os benefícios de virtualizar são muitos. Virtualizar permite a consolidação de servidores, o que garante a redução de custos de operação de data centers e promove o upgrade de servidores. Além disso, facilita o gerenciamento e reduz o consumo de energia, espaço físico e de armazenamento de dados.

Assista Agora: Descubra o jeito certo de criar verdadeiros times de alta-performance e ter a empresa inteira focada em uma única direção.

A redução do número de equipamentos físicos, consequentemente, gera a redução da quantidade de switches de rede, HBAs e SAN. Além da economia de recursos, virtualizar garante aos servidores alta disponibilidade e integra ambientes, o que facilita o processo de “disaster recovery”, reduz a necessidade de manutenção e aumenta o nível de segurança e desempenho do servidor.

Cloud computing, por sua vez, é um modelo para acesso à rede sob demanda, em que os dados são armazenados na nuvem, permitindo compartilhamento seguro de informações e recursos computacionais, bem como promovendo fácil gestão e inteiração com o provedor de serviços.

Assim, a adoção da computação na nuvem pode significar uma economia de 10% a 40% no TCO (do inglês, Total Cost of Ownership). Essa redução de custos está relacionada à diminuição dos gastos com ativos, servidores, licenças de softwares e energia. Também é possível reduzir e ampliar facilmente sua infraestrutura de TI de acordo com a necessidade da empresa.

Portanto, quanto mais o seu ambiente estiver virtualizado melhores serão os resultados no processo de implantação do cloud computing. Os principais benefícios serão a melhoria da gestão do ambiente de TI, mais segurança da informação, e o mais importante: considerável redução de custos.

*Luiz Alcoba é sócio-diretor financeiro da A2F, empresa especializada em soluções críticas na área de Tecnologia da Informação.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.