Os caminhos da computação em nuvem para 2014

Por Redação | 02 de Janeiro de 2014 às 09h15

Dados da CIO.com apontam que modelos de computação em nuvem privada e hibrida, departamentos de tecnologia da informação agindo como cloud brokers, maior competição entre fornecedores e maturidade do serviço serão fatores presentes no panorama da computação em nuvem de 2014.

De acordo com Michal Warrilow, diretor de pesquisa do Gartner, o número de organizações que utiliza modelos públicos e híbridos (parte privados, parte públicos) de computação em nuvem irá aumentar no próximo ano. Warrilow afirma ainda que departamentos de TI atuarão cada vez menos como provedores de serviço de nuvem, se tornando intermediários na relação comprador/fornecedor.

Fator presente no cenário de 2014 é a segurança e privacidade de informações. As revelações de 2013 sobre espionagem de dados da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos podem levar empresas a repensar suas estratégias de cloud computing. O próximo ano também será marcado pelo amadurecimento da computação em nuvem em aparelhos móveis, segundo Rodney Gedda, analista sênior da Telsyte.

Reportagem do The Guardian cita algumas outras tendências no setor para o próximo ano: redução de custos com TI, acessibilidade de tecnologias avançadas a todos os funcionários de uma empresa e utilização da nuvem com uma ferramenta de mídia para fortalecer a relação com clientes e usuários.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.