Google oferece dois TBs gratuitos para seus clientes empresariais

Por Redação | 11 de Julho de 2014 às 14h46

A corrida entre as empresas para ver quem oferece as soluções mais amplas e baratas de armazenamento na nuvem ganhou um novo capítulo nesta quarta-feira (9), quando o Google passou a oferecer dois TBs de espaço gratuito para seus clientes empresariais. Para os analistas, mais do que uma nova vantagem para se diferenciar da concorrência, é uma forma de popularizar o uso desse tipo de solução e tornar a hospedagem algo padrão nesse mercado.

De acordo com as informações publicadas pelo Wall Street Journal, a ideia do Google é bater de frente com a Amazon, ainda uma das principais players do segmento de cloud computing. A ideia geral das empresas é que o espaço para armazenamento de arquivos seja uma solução de praxe, que vem acompanhada de serviços como processamento remoto, aplicativos móveis e outras soluções que, essas sim, são as grandes geradoras de lucro para as companhias.

Trata-se de uma troca que parece beneficiar a todos. De um lado, as companhias, principalmente os pequenos e médios negócios, precisam investir menos em grandes soluções e sistemas. Na outra ponta, nomes como Google, Amazon e Microsoft ampliam seu rol de clientes e também o próprio faturamento, em uma corrida para chegar ao topo do mercado.

A oferta do Google acontece pela Panzura, uma empresa americana que tem uma parceria bem próxima não apenas com a gigante das buscas, mas também com concorrentes como a Amazon e a HP. São justamente estes que a empresa quer buscar, trazendo para si clientes dos rivais e oferecendo soluções em um ambiente ao qual eles já estão acostumados, só que com mais vantagens para compensar a mudança.

De acordo com dados do Gartner, publicados em março, os gastos das empresas ao redor do mundo com cloud computing devem chegar a US$ 13,3 bilhões, um crescimento de 45% em relação ao ano passado. E esse é um aumento que promete continuar nesse ritmo, senão ainda maior, ao longo dos próximos anos. Assim, dá para entender perfeitamente a briga ombro a ombro das companhias para conseguir ampliar sua fatia de mercado.

Para muitos empresários, principalmente aqueles avessos à tecnologia ou que não a conhecem, os custos podem acabar sendo uma barreira, ou até mesmo uma desculpa para não adotar o cloud computing. Assim, a ideia das empresas é justamente se aproximar de seus clientes e utilizar soluções já conhecidas para agregar mais deles.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.