Google lança ferramenta open source para medir desempenho da nuvem

Por Redação | 18 de Fevereiro de 2015 às 13h14

Atualmente, inúmeros serviços e dados estão sendo movidos para a nuvem. Mas, com tantas opções de serviços de nuvem disponíveis no mercado, pode ser difícil escolher qual delas é a melhor. Para ajudar a tirar essa dúvida, o Google lançou uma ferramenta chamada PerfKit Benchmarker.

Com suporte para Compute Engine, AWS e Azure, a nova ferramenta oferece uma ótima maneira para determinar qual serviço de nuvem é o mais adequado para diferentes tarefas.

A ferramenta de código aberto torna possível rodar benchmarks em uma série de plataformas de nuvem com o auxílio de uma ferramenta de visualização dedicada, chamada PerfKit Explorer, criada especificamente para ajudar na interpretação dos resultados. Com ela, é possível obter dados essenciais para desenvolvedores que estão criando aplicativos na nuvem.

Perfkit Explorer

Exemplo de uso do PerfKit Explorer (Imagem: Google)

Na verdade, a ferramenta é resultado de um trabalho conjunto do Google com outros colaboradores. "Durante o ano passado, trabalhamos com mais de 30 pesquisadores, empresas e clientes, e estamos gratos por seus comentários e contribuições. Essas empresas incluem a ARM, Broadcom, Canonical, CenturyLink, Cisco, CloudHarmony, CloudSpectator, EcoCloud/EPFL, Intel, Mellanox, Microsoft, Qualcomm Technologies, Inc., Rackspace, Red Hat, Tradeworx Inc., e Thesys Technologies LLC. Além disso, estamos animados, já que a universidade de Stanford e o MIT concordaram em conduzir uma discussão trimestral sobre benchmarks e configurações propostas pela comunidade", explicou a equipe de plataformas na nuvem do Google.

Ao contrário de outras ferramentas de benchmarking, a novidade do Google utiliza um método end-to-end para provisionar recursos na nuvem. O código fonte do PerfKit Benchmarker foi liberado sob a Apache Software License versão 2 (ASLv2). Tanto a ferramenta quanto o Perfkit Explorer podem ser baixados gratuitamente no Github.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.