Como escolher o melhor parceiro para a implementação de um ERP em nuvem

Por Colaborador externo | 18 de Julho de 2013 às 11h20

Por Oscar Luz*

Quando falamos em software de gestão empresarial (ERP), muitos o comparam a turbinas de avião, ao motor de um carro ou, até mesmo, ao coração. Isso porque ele é vital para que empresas tenham controle e a visibilidade necessária para seu crescimento.

Para a implementação do ERP, muitos chegam a dizer que é como se fosse trocar o motor de um avião em pleno voo. Afinal, ao mesmo tempo em que a nova gestão está em processo de instalação, a empresa não pode deixar de funcionar.

E, quando essa implementação é em nuvem? Contar com um parceiro estratégico para atuar em Cloud é fundamental. Por isso, confira abaixo algumas dicas de como escolher o melhor parceiro para a implementação de um ERP em nuvem:

- Know How: Esse ponto é vital para a escolha do parceiro. Ver o nível de maturidade e a qualificação da consultoria na relação do ranking da provedora do software. Consultorias com status Gold Partner são as mais recomendadas para atuar frente à implementação.

- Gerenciamento: É de suma importância ter o projeto gerenciado por um profissional e uma consultoria altamente qualificada, que conduz e registra todas as etapas, garantindo o melhor andamento, analisando e resolvendo todas as eventualidades, com o conhecimento e o apoio do cliente.

- Suporte online: Durante todo o projeto de implementação e também após, ter uma equipe de suporte disponível para tirar dúvidas e responder questionamento dos usuários é extremamente essencial, trazendo assim maior segurança e tranquilidade.

- Teste de absorção de conhecimento: Outro ponto importante para a escolha de uma consultoria é encontrar uma que vá além da implementação. É possível encontrar as que realizam testes com todos os usuários responsáveis pela adoção da ferramenta para garantir o nível necessário à operação da solução.

- Material didático detalhado: Não é essencial, mas ter todos os processos de negócios implementados, mapeados passo a passo em mídia eletrônica, pode ser um diferencial. O material entregue durante os treinamentos fica permanentemente disponível para consulta da equipe do cliente.

*Oscar Pinto da Luz é presidente da MPL Corporate Software, empresa de TI especializada em soluções de gestão empresarial.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.