Como escolher o melhor parceiro para a implementação de um ERP em nuvem

Por Colaborador externo | 18 de Julho de 2013 às 11h20

Por Oscar Luz*

Quando falamos em software de gestão empresarial (ERP), muitos o comparam a turbinas de avião, ao motor de um carro ou, até mesmo, ao coração. Isso porque ele é vital para que empresas tenham controle e a visibilidade necessária para seu crescimento.

Para a implementação do ERP, muitos chegam a dizer que é como se fosse trocar o motor de um avião em pleno voo. Afinal, ao mesmo tempo em que a nova gestão está em processo de instalação, a empresa não pode deixar de funcionar.

E, quando essa implementação é em nuvem? Contar com um parceiro estratégico para atuar em Cloud é fundamental. Por isso, confira abaixo algumas dicas de como escolher o melhor parceiro para a implementação de um ERP em nuvem:

- Know How: Esse ponto é vital para a escolha do parceiro. Ver o nível de maturidade e a qualificação da consultoria na relação do ranking da provedora do software. Consultorias com status Gold Partner são as mais recomendadas para atuar frente à implementação.

- Gerenciamento: É de suma importância ter o projeto gerenciado por um profissional e uma consultoria altamente qualificada, que conduz e registra todas as etapas, garantindo o melhor andamento, analisando e resolvendo todas as eventualidades, com o conhecimento e o apoio do cliente.

- Suporte online: Durante todo o projeto de implementação e também após, ter uma equipe de suporte disponível para tirar dúvidas e responder questionamento dos usuários é extremamente essencial, trazendo assim maior segurança e tranquilidade.

- Teste de absorção de conhecimento: Outro ponto importante para a escolha de uma consultoria é encontrar uma que vá além da implementação. É possível encontrar as que realizam testes com todos os usuários responsáveis pela adoção da ferramenta para garantir o nível necessário à operação da solução.

- Material didático detalhado: Não é essencial, mas ter todos os processos de negócios implementados, mapeados passo a passo em mídia eletrônica, pode ser um diferencial. O material entregue durante os treinamentos fica permanentemente disponível para consulta da equipe do cliente.

*Oscar Pinto da Luz é presidente da MPL Corporate Software, empresa de TI especializada em soluções de gestão empresarial.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.