Cloud computing está modificando as empresas

Por Redação | 25.09.2012 às 09:35

Cada dia mais o mercado e as organizações se adaptam melhor à computação em nuvem. Diversas pesquisas têm apontado o crescimento e a importância que as pessoas estão dando ao assunto.

Uma das mais recentes, realizada pelo Gartner, mostra que o mercado de serviços públicos de computação em nuvem deve crescer 19,6% em 2012, alcançando US$ 109 bilhões. Em 2011, o setor movimentou US$ 72 bilhões.

Outra pesquisa já havia apontado a nuvem como o futuro da tecnologia, uma verdadeira revolução no mundo dos negócios e na sociedade. Graças à mobilidade, os usuários estarão cada vez mais conectados a um ecossistema baseado na nuvem.

O gerente-geral da EMC - empresa que fornece soluções em computação em nuvem - nas Filipinas, Ronnie Latinazo, afirmou em entrevista para a ComputerWorld que a melhora no modo como as coisas têm sido feitas em seu país é notável. Empresas de diversos setores, como utilities e imobiliário por exemplo, estão migrando para a nuvem.

A terceirização de processos de TI, empresas de serviços compartilhados e as agências governamentais também estão investindo em tecnologias em nuvem para melhorar a competitividade global e diminuir os custos.