Adoção da nuvem cresce, mas preocupação com segurança também

Por Redação | 03 de Setembro de 2013 às 23h17

De acordo com uma pesquisa independente realizada pela Compuware, a adoção de nuvem corporativa vem crescendo neste ano. Os CIOs e diretores de tecnologia entrevistados afirmaram que o cloud computing é o principal investimento a longo prazo em suas empresas. No entanto, a preocupação com a segurança de dados amadureceu junto com essa tendência.

Os principais receios dos CIOs envolvem as linhas de negócios das companhias, sendo eles: a pobre experiência de uso, devido à grande quantidade de usuários, o impacto resultante para a marca e sua reputação, bem como a perda de receita gerada por isso e pelos gastos com manutenção da nuvem.

Os serviços em nuvem não se tratam apenas de servidores, já que as companhias entrevistadas usam a tecnologia no relacionamento com cliente, assim como em aplicativos que geram receita. As empresas também adotam isso como uma vantagem competitiva, dada a velocidade de inovação que a nuvem lhes proporciona, evitando ciclos de novos produtos e derrubando barreiras.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Com essa maturidade da adoção da nuvem, a preocupação com a perda de controle sobre suas informações também cresce. Portanto, confira algumas dicas da Venturebeat sobre como lidar com esse novo cenário:

Visibilidade de desempenho

Se o uptime é a sua métrica de desempenho primária, você pode saber menos do que acredita. Paineis simplistas ou médias de tempo de resposta do servidor não são bons o suficiente, porque os complexos ambientes de nuvem de hoje exigem detalhadas métricas de monitoramento em transações individuais. Seu provedor pode reivindicar uma garantia de uptime de 99,9%, e isso ainda significa que você pode esperar quase nove horas de downtime por ano. Exija visibilidade detalhada de seu serviço em cloud.

Meça o impacto ao usuário final

A falta da perpectiva do usuário final pode ser muito prejudicial. Os paineis de dados mostram apenas estatísticas, mas é preciso acompanhar de perto os usuários e analisar o impacto das variações de desempenho. Portanto, trabalhe para engajar a ponta do seu negócio, com monitoramento e análise de impacto, ou contrate um fornecedor externo desse serviço.

Resolva problemas de nuvem o quanto antes

79% dos CIOs entrevistados pela Compuware afirmaram a resolução dos problemas em nuvem podem demorar, além de terem alto custo. O indicado seria que as equipes de suporte ou desenvolvimento se dedicassem a solucionar o problema na primeira vez que ele ocorre ou antes mesmo que ele aconteça.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.