Adoção da nuvem cresce, mas preocupação com segurança também

Por Redação | 03.09.2013 às 23:17

De acordo com uma pesquisa independente realizada pela Compuware, a adoção de nuvem corporativa vem crescendo neste ano. Os CIOs e diretores de tecnologia entrevistados afirmaram que o cloud computing é o principal investimento a longo prazo em suas empresas. No entanto, a preocupação com a segurança de dados amadureceu junto com essa tendência.

Os principais receios dos CIOs envolvem as linhas de negócios das companhias, sendo eles: a pobre experiência de uso, devido à grande quantidade de usuários, o impacto resultante para a marca e sua reputação, bem como a perda de receita gerada por isso e pelos gastos com manutenção da nuvem.

Os serviços em nuvem não se tratam apenas de servidores, já que as companhias entrevistadas usam a tecnologia no relacionamento com cliente, assim como em aplicativos que geram receita. As empresas também adotam isso como uma vantagem competitiva, dada a velocidade de inovação que a nuvem lhes proporciona, evitando ciclos de novos produtos e derrubando barreiras.

Com essa maturidade da adoção da nuvem, a preocupação com a perda de controle sobre suas informações também cresce. Portanto, confira algumas dicas da Venturebeat sobre como lidar com esse novo cenário:

Visibilidade de desempenho

Se o uptime é a sua métrica de desempenho primária, você pode saber menos do que acredita. Paineis simplistas ou médias de tempo de resposta do servidor não são bons o suficiente, porque os complexos ambientes de nuvem de hoje exigem detalhadas métricas de monitoramento em transações individuais. Seu provedor pode reivindicar uma garantia de uptime de 99,9%, e isso ainda significa que você pode esperar quase nove horas de downtime por ano. Exija visibilidade detalhada de seu serviço em cloud.

Meça o impacto ao usuário final

A falta da perpectiva do usuário final pode ser muito prejudicial. Os paineis de dados mostram apenas estatísticas, mas é preciso acompanhar de perto os usuários e analisar o impacto das variações de desempenho. Portanto, trabalhe para engajar a ponta do seu negócio, com monitoramento e análise de impacto, ou contrate um fornecedor externo desse serviço.

Resolva problemas de nuvem o quanto antes

79% dos CIOs entrevistados pela Compuware afirmaram a resolução dos problemas em nuvem podem demorar, além de terem alto custo. O indicado seria que as equipes de suporte ou desenvolvimento se dedicassem a solucionar o problema na primeira vez que ele ocorre ou antes mesmo que ele aconteça.