A revolução da nuvem na prática colaborativa

Por Colaborador externo | 03.03.2015 às 16:00

Por Paul Sullivan*

As tecnologias móveis e o uso da nuvem de forma colaborativa vêm provocando uma mudança de paradigmas na computação, possivelmente igual, senão maior do que a que ocorreu quando a indústria evoluiu do mainframe para o computador, na década de 80. O próximo passo dessa mudança, sem dúvida, irá acontecer mais cedo ou tarde. Então o melhor é já preparar seu negócio para utilizar a ferramenta de forma completa, pois, mais uma vez, a competitividade está em jogo e quem fizer a transição de forma mais rápida e eficaz sairá ganhando.

O processo já faz parte do dia a dia de milhões de usuários no mundo todo. E foi aperfeiçoando e entendendo as necessidades desses clientes que as empresas estão cada vez mais preparadas para estas mudanças. Neste momento de transição, é preciso dar o total apoio aos clientes e mostrar as vantagens da passagem de um mundo ainda centrado no PC para um ambiente onde o usuário passa a estar localizado no centro da computação mundial. Criar uma plataforma tecnológica unificada que atenda às necessidades de expansão dos clientes permitindo que eles se mantenham conectados em quaisquer meios sociais que desejem é um dos primeiros passos.

O que temos observado é um número crescente de profissionais que estão trabalhando em equipes e que criam e transformam seus projetos de forma mais colaborativa. Por isso, a utilização da nuvem passa a ser uma necessidade, com o acesso de todos os participantes ao fluxo de trabalho do projeto. A capacidade de acessar e compartilhar informações em qualquer lugar e a qualquer hora é revolucionária. A estrutura permite uma nova relação de trabalho - mais interativa, onde clientes e fornecedores se misturam ao desenvolver um projeto participativo e que atinja os objetivos de forma muito mais rápida e com resultados bem mais eficazes.

A nuvem torna acessível infinitas possibilidades que permitem que as empresas façam hoje o que antigamente não era possível, reduzindo custos e duração de processos. Prevendo o crescimento deste mundo altamente virtual, as empresas pioneiras passaram a oferecer serviços baseados em nuvem para tarefas de computação intensiva, como a execução de um trabalho que, ao invés de horas, pode durar minutos proporcionando aos profissionais de todo o mundo uma forma significativamente melhor para trabalhar com seus colegas, parceiros e clientes. Estes fluxos de trabalho já são possibilitados por diversas ferramentas de colaboração disponíveis no mercado, baseadas em nuvem, e que permitem que equipes trabalhem eficientemente em seu espaço de trabalho.

O expressivo número de usuários demonstra que realmente estamos frente a uma tendência de crescimento. Serviços e soluções baseadas em nuvem oferecem acesso seguro, ferramentas de colaboração efetiva e a capacidade de visualizar e otimizar projetos com maior rapidez, estendendo-se além da área de trabalho e alavancando o poder de computação virtual e acessibilidade. Mas estas são apenas algumas das infinitas possibilidades para o futuro trazido pela realidade da nuvem. Estamos apenas engatinhando, entretanto é bom inovar e ter sempre um novo olhar para o futuro. No Brasil, a rápida adoção das soluções de nuvem por profissionais de diversas áreas é a prova que estamos no caminho certo. E isso é o mínimo que se pode esperar de empresas que são líderes em tecnologia e inovação.

* Paul Sullivan é Evangelista de Tendências Tecnológicas para a Autodesk América Latina