5 erros mais cometidos por quem tenta criar sua própria nuvem

Por Redação

Cloud Computing é a menina dos olhos da computação na atualidade. Todo mundo quer entrar nesse barco, mas o que muitas vezes acaba acontecendo é que, por falta de informação e planejamento, empresas acabam deixando de aproveitar o potencial dessa ferramenta. O Venture Beat fez uma pesquisa e reuniu os erros mais comuns de pequenas empresas que tentam aplicar uma nuvem privada e não têm sucesso.

1- Você acha que a nuvem vai resolver todos os seus problemas

É fácil entrar na onda de otimismo e achar que uma nuvem própria é a melhor coisa que você pode fazer pela sua empresa. Mas nem todas as aplicações são boas candidatas a usar uma nuvem, e outras podem muito bem ser colocadas em um servidor público.

Se você raramente faz modificações na sua aplicação, por que mudá-la de lugar? E se a sua aplicação tem uma alta utilização apenas em alguns momentos do mês, por que gastar recursos com toda uma infraestrutura quando você pode simplesmente alugar um espaço em um servidor durante esse período?

A chave para não cometer esse erro é entender os casos em que uma nuvem privada pode ser benéfica para o seu negócio, e quando você pode simplesmente deixar as coisas como estão. Aplicações que fazem bom uso de uma nuvem privada são aquelas que requerem agilidade e são utilizadas com frequência. De resto, continue com as soluções que estão funcionando.

2- Você acha que todo mundo vai amar a ideia

Isso pode ser supreendente, mas nem todo departamento de TI de uma empresa está louco para mudar para uma nuvem privada. Você tem que vender essa ideia como faz com qualquer mudança na empresa, e deve estar preparado para enfrentar objeções e reclamações.

Para evitar isso, você precisa ter bem claro tanto para si quanto para o seu time por que você acha que uma nuvem privada será benéfica para a empresa e como o processo de mudança poderá ser realizado.

Se um processo de TI normalmente leva quatro dias para ser terminado, mas com uma nuvem privada poderá ser feito em quatro horas, isso é algo que você pode mostrar em números. Então mostre. Seja específico, utilize exemplos reais e tenha certeza de que você está comunicando com eficiência as suas ideias para qualquer um que pergunte.

3- Você quer uma nuvem privada porque é legal

Isso é um erro típico de falta de informação e falta de planejamento. Se uma nuvem privada não é o que os outros departamentos estão querendo para melhorar sua produtividade, então você estará caminhando para a falha.

Como evitar esse erro? Tenha certeza de que os benefícios de uma nuvem privada se alinham com o negócio da sua empresa e suas necessidades. Chame o seu time de TI e discuta essas necessidades com ele, faça-o seu parceiro e veja exatamente como uma nuvem própria poderá suprir essas demandas.

4- Você está tentando abraçar o mundo com as pernas

Nuvens privadas são grandes, são visionárias e podem trazer grandes impactos na forma como a sua empresa faz negócios. Mas tentar implantar essa tecnologia com a melhor nuvem do mundo não é o caminho a se seguir.

Muitas empresas alcançam sucesso com a nuvem implementando primeiro pequenas amostras para ver como ela interage com a companhia. Faça testes, use um piloto, e se tudo der certo, daí sim você pode mudar para uma nuvem privada mais abrangente.

5- Seu plano não funciona dentro da organização da sua empresa

Departamentos de TI são tradicionalmente divididos em muitos times de infraestrutura, e quando se faz a mudança do servidor para uma nuvem privada muitos desses grupos têm de se unir para uma maior eficiência.

Para evitar esse erro, tenha em mente que nuvens privadas são mais do que apenas tecnologia, elas envolvem pessoas e afetam o seu ambiente de trabalho. Se você não tem certeza se os funcionários da sua empresa estão prontos para uma nuvem privada, entre em contato com um consultor que possa lhe dar conselhos de como proceder para fazer a melhor transição possível. E lembre-se que, além de mudanças tecnológicas, você precisará fazer mudanças organizacionais para ter sucesso com uma nuvem privada.