Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Tim Cook critica políticas imigratórias cruéis na administração Trump

Por| 19 de Junho de 2018 às 16h08

Link copiado!

Tim Cook critica políticas imigratórias cruéis na administração Trump
Tim Cook critica políticas imigratórias cruéis na administração Trump
Tudo sobre Apple

Poucos dias se passaram após a Microsoft estourar uma polêmica nas redes sociais ao publicar sobre seu orgulho de fazer negócios com a agência de Imigração e Alfândega dos EUA, acusada de tratar de forma desumana as famílias de refugiados, inclusive separando as crianças pequenas de seus familiares. No final da manhã dessa terça-feira (19), Tim Cook, o CEO da Apple, concedeu uma entrevista ao jornal The Irish Times onde fala sobre o tratamento cruel e desumano dispensado a essas famílias de imigrantes, especialmente após o site ProPublica ter publicado, na tarde da última segunda-feira (18), trechos de áudio de crianças abrigadas pela política de Imigração estadunidense chamando por seus pais e mães, afastados do convívio famíliar em flagrante violação aos Direitos Humanos.

"É de cortar o coração ver as imagens e ouvir os sons das crianças. As crianças são as pessoas mais vulneráveis ​​em qualquer sociedade. Acho que o que está acontecendo é desumano, precisa parar", disse Cook ao Irish Times, comovido. O CEO, que está na Irlanda para a abertura de um novo escritório da Apple no país, mantém um certo contato de negociações com a administração Trump, comentando frequentemente que a empresa tem um papel social ao manter a comunicação aberta com líderes mundiais: "Eu pessoalmente acredito que a forma de ser um bom cidadão é participar, é tentar defender seu ponto de vista, não apenas sentar e gritar ou reclamar". Cook completou: "Esta será a abordagem que tomaremos aqui. Essa, em particular, é apenas desoladora e trágica", lamentou.

Associação Cook & Trump

Desde a eleição do presidente Donald Trump, a Apple e Tim Cook se esforçam para manter o contato — e a influência — com a administração governamental, como forma de manter a presença da companhia nas ações tomadas pelo estadista. Tim Cook relatou numa entrevista recente que teve um papel relevante na decisão de Trump em relação a imigrantes que chegaram aos EUA ainda crianças e ainda não dispõem de documentação oficial no país.

Continua após a publicidade

Mas Cook não tem papas na língua na hora de discordar do presidente: o CEO criticou o estadista abertamente sobre a retirada dos EUA dos acordos sobre Direitos Ambientais em Paris, não poupando a parte onde ele defende que tentou mudar a mente de Trump, persuadindo o governante a adotar medidas mais responsáveis quanto aos problemas climáticos. Também houve uma entrevista de Cook no mês de maio sobre uma dura negociação que a Apple teve com a administração sobre tarifas e oposição da empresa às decisões do presidente.

Fonte: Business Insider, The Irish Times, ProPublica