Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Teclado antipreconceito: app te ajuda a escolher melhor as palavras no Android

Por| 22 de Janeiro de 2021 às 18h20

Link copiado!

Divulgação/Edições Globo Conde Nast
Divulgação/Edições Globo Conde Nast

No cotidiano, acabamos falando expressões cuja origem não estamos familiarizados. E com isso, é possível reproduzir termos que na verdade são considerados ofensivos para uma determinada parcela da população, e que não fazemos nem ideia. Foi com essa ideia em mente que o aplicativo chamado "Teclado Anti Preconceito", cuja premissa é justamente apontar sugestões de substituição para esses termos, foi criado.

Na prática, o aplicativo de teclado para Android identifica palavras preconceituosas e sugere sinônimos cada vez que uma delas é digitada. Por exemplo, o termo “judiar”, que tem origem no contexto do povo judeu perseguido ao longo da história, pode ser substituído por “maltratar”. Quando a palavra digitada for “marica”, que tem conotação pejorativa, o teclado sugere “gay” ou “homossexual”. Assim como a troca de “denegrir” por “difamar”, entre outras. Veja como funciona:

Continua após a publicidade

O Teclado Antipreconceito (Disponível para download para dispositivos Android) foi pensado a partir de um estudo do linguista Thomas Finbow, Doutor do Departamento de Linguística da USP, que identificou mais de 300 palavras e expressões de cunho racista, homofóbico, xenófobo e sexista na língua portuguesa. O projeto está sendo desenvolvido há mais de 1 ano pela produtora Savoir, com consultoria de Finbow.

Vale ressaltar que, além de português, o teclado em questão também conta com versões em Inglês e Espanhol, com vocabulários específicos para cada idioma. As empresas responsáveis pelo novo app também mencionam que todas as informações e conversas digitadas são mantidas em sigilo, respeitando a privacidade dos usuários.