Publicidade

Smartphones estão destruindo relacionamento entre casais

Por| 28 de Dezembro de 2016 às 20h40

Link copiado!

Smartphones estão destruindo relacionamento entre casais
Smartphones estão destruindo relacionamento entre casais

Vivemos em uma realidade onde relacionamentos estão cada vez mais enfraquecidos. Quando se fala de casais, por exemplo, isso se representa em números: nos Estados Unidos, atualmente a taxa de divórcios está em 40%. Claro que diversos motivos (dinheiro, sexo, filhos) contribuem para este cenário, entretanto, pesquisas apontam que um novo vilão está cumprindo um papel preocupante nesta história: O SMARTPHONE.

O professor James Roberts, da universidade de Baylor, nos Estados Unidos, conduziu um estudo baseado em um novo termo baseado no uso de smarphones em relações: o phubbing. A expressão é uma junção entre os termos phoning (usar o telefone) e snubbing (esnobar, ignorar). Você já entendeu, né? Phubbing acontece quando um dos parceiros não presta atenção pois está vendo alguma outra coisa no smartphone - um grupo de WhatsApp ou uma timeline de Facebook ou Twitter.

Segundo o levantamento feito por Roberts, 70% dos entrevistados admitiram que o phubbing afetaram de alguma forma negativa a sua habilidade de interagir com seu parceiro romântico.

A pesquisa, que entrevistou cerca de 175 casais em diferentes regiões dos Estados Unidos, usou nove diferentes situações de phubbing para medir o quanto esta prática pode ferir um relacionamento, como "meu parceiro (a) sempre deixa o smartphone visível quando estamos juntos" ou "meu parceiro (a) usa bastante o smartphone quando saímos juntos".

Continua após a publicidade

Além disso, eles responderam a um questionário onde mediram o grau de conflito gerado pelo uso de smartphones na relação. Segundo a pesquisa, os celulares estão perto de fatores tradicionais de estresse em um casal, como dinheiro e falta de sexo.

Segundo Roberts, um possível aborrecimento com algo aparentemente inocente como o usar o smartphone na presença de um namorado(a) pode minar a qualidade de um relacionamento, criando um efeito dominó capaz de reduzir a satisfação de um casal.

O professor aponta duas possíveis explicações para estes tumultos em uma relação. A "hipótese do deslocamento" sugere que o tempo gasto em smartphones reduz o significado das interações com o parceiro (a), enfraquecendo a relação. Uma segunda é a "Teora do Conflito do Smartphone", em que o dispositivo é uma fonte de conflitos entre o casal, o que gera outra fonte de enfraquecimento da relação.

Então, existe alguma solução para este problema. Para o especialista, esta pergunta ainda está no ar, mas é importante jogar luz sobre o perigo silencioso que o uso de smartphones podem representar para as relações. O diálogo é mais essencial do que nunca.

Continua após a publicidade

"Mesmo que nós tentamos agir como se não fosse nada, ainda fere quando somos sofremos o phubbing por nossos parceiros romanticos. De alguma forma, sentimos que eles estão escolhendo o smartphone em vez da gente", alertou Roberts.

Fonte: Quartz