Publicidade

Pesquisa mostra que Netflix reina absoluta e TV por assinatura cai entre jovens

Por| 16 de Janeiro de 2018 às 09h20

Link copiado!

Pesquisa mostra que Netflix reina absoluta e TV por assinatura cai entre jovens
Pesquisa mostra que Netflix reina absoluta e TV por assinatura cai entre jovens
Tudo sobre Netflix

Uma pesquisa feita entre o público do site Omelete revelou que os jovens estão cada vez mais inclinados a optar por um serviço de streaming do que pagar por uma TV por assinatura. Fãs de Netflix, HBO Go e serviços similares passaram de 96% a 97%, de 2016 a 2017, enquanto os assinantes de TV caíram de 72% para 68%.

Essas informações foram obtidas pelo blog Telepadi. A quinta edição da pesquisa Geek Power foi feita pelo Ibope Conecta, braço do instituto dedicado à web, em parceria com o Omelete Group. O formulário da pesquisa ficou no ar de 8 a 17 de novembro e recebeu 9.471 respostas.

Destrinchando os dados, é possível ver o quanto a Netflix domina o mercado. Entre os assinantes de algum serviço de streaming, 91% assistem à produtora de Stranger Things. Já 80% são adeptos do YouTube e 13% aderiram ao recém-chegado HBO Go.

A opção pelo streaming passa pelo preço (76%) e catálogo (71%). A pesquisa também revela que a estratégia da Netflix de criar produtos originais deu resultado: 56% escolhem um serviço de streaming pelos lançamentos e conteúdos originais. E isso se reflete no salto que o público dessa plataforma deu nos últimos três anos. Em 2014, 68% assinavam o serviço, o que significa uma alta de 29 pontos percentuais até 2017.

Continua após a publicidade

Queda acentuada na TV

Em relação aos que preferem a TV por assinatura, a NET é a líder (31%), seguida por Sky (16%) e Vivo (10%). A queda de 4 pontos percentuais de 2016 para 2017 entre assinantes encontra paralelo com os cálculos da Anatel, que mostra que as TVs perderam 360 mil consumidores no período.

Com isso, duas tendências se mostram fortes para 2018. A questão do conteúdo original vai fazer a diferença, e Netflix (House of Cards), HBO Go (Game of Thrones) e Amazon Prime Vídeo (The Man in the High Castle) devem investir cada vez mais.

A outra é que as próprias TVs e canais começam a lançar aplicativos para acesso ao streaming. Foi o caso da HBO, que apressou a chegada do Go ao Brasil, enquanto a NET reforça sua atenção no Now. Deveremos ter mais serviços desse tipo disponíveis no país no futuro próximo.

Continua após a publicidade

Fonte: Telepadi