Mulher é banida do Facebook por trinta dias após chamar homens de "escória"

Por Redação | 05 de Dezembro de 2017 às 16h12
divulgação
Tudo sobre

Facebook

Marcia Belsky é uma comediante que, em um post no Facebook retratando casos de machismo que mulheres enfrentam todos os dias, comentou "men are scum", ou, em tradução livre, "homens são escória". Devido ao teor ofensivo da postagem, a moça tomou uma punição de 30 dias de conta suspensa por, segundo as políticas da rede social, atacar pessoas pelo seu gênero.

Segundo o que foi relatado por Belsky em sua conta no Twitter, a publicação na qual o comentário foi feito havia dúzias de ameaças de morte e estupro feitas por outros usuários, mas apenas o seu comentário foi removido pela moderação do Facebook.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Marcia acredita que os discursos de ódio entre gêneros não podem ser tratados da mesma forma. Na misoginia – o ódio relacionado ao feminino – há uma estrutura que acompanha o discurso que está relacionada à violência doméstica, ao femicídio e demais problemas cotidianamente enfrentados por mulheres, como a cultura do estupro, por exemplo. Já a misandria, nome dado ao discurso de ódio contra o gênero masculino, segundo o exposto por Marcia Belsky, não encontra respaldo social para configurar um problema por si só, uma vez que o discurso pode vir como resposta à opressão sofrida, e que as estatísticas criminais relacionadas a crimes de ódio contra homens devido ao seu gênero não chegam a ser significativas comparativamente falando.

Enquanto a misandria de Belsky gera polêmica e ambivalência na rede, a impressão que fica é que os dedos da moderação do Facebook e outras redes sociais são mais rápidos para punir mulheres do que para agir em casos flagrantes de machismo.

Fonte: The Guardian

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.